Show simple item record

dc.contributor.advisorPinheiro, Celso de Moraes, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorSchmaedecke, Heloisa Helena Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especializaçao em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2019-10-30T16:45:59Z
dc.date.available2019-10-30T16:45:59Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50846
dc.descriptionOrientador : Celso Pinheiropt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente monografia se propõe a buscar estabelecer de forma simples e coesa a relação encontrada entre o ideal de esclarecimento e alguns modelos de educação formulados no período pós-moderno. Para tanto, serão analisados o conceito de Aufklärung tal como o descreve Kant em seu escrito original, bem como sua concepção sobre o correto trato da educação. Também será tratado, em uma segunda parte, o contraste conceitual entre esclarecimento e emancipação, além da apresentação de modelos educacionais concebidos no período pós-Revolução Francesa. Após concluídas todas as citadas etapas, traçar-se-á o paralelo comparativo entre as vertentes apresentadas de modo a evidenciar as possíveis confluências e divergências entre ambas.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: It is intended by the present research analyze and determine in an understandable and objective way, the relationship among the enlightenment thoughts and some education models that have been raised in postmodern era. In order to reach the objective it will be examined the concept of Aufklärung, according to Kant’s writings, as well his considerations concerning education. It is going to be discussed too, at the second part of the text, on the differences between enlightenment and emancipation. We will also expose some education models established after the French Revolution. Once completed all those aims, then it will be done a comparison of all tendencies discussed so far to verify the differences and similarities among them.pt_BR
dc.format.extent48 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação - Filosofiapt_BR
dc.subjectSociologia educacionalpt_BR
dc.titleA relação entre educação e política em Hannah Arendt : acolhimento à singularidade e amor mundipt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record