dc.description.abstract | Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os alunos a compreender a importância do ensino de filosofia, e os ganhos significativos que professores e alunos terão através desta disciplina, pois, o ensino de filosofia não é somente envolver-se didaticamente, mas sim, envolver-se filosoficamente. Pensar nas condições de aprendizagem e compreensão da própria disciplina, ou seja, até que ponto professores conseguem conduzir as aulas com a preocupação de envolverem os alunos e manterem seu interesse pelo conteúdo e desenvolver estratégias através de textos filosóficos como leituras, escritas, discussões e debates, os professores realizam o pensamento criterioso, a reflexão, a argumentação e o questionamento, através de uma aula bem planejada. Por isso, o texto filosófico: possibilidades do envolvimento e prazer na leitura no 1º ano do Ensino Médio implica os professores assumir como mediadores facilitadores ao processo de aprendizagem, percorrendo um caminho para a construção da capacidade de pensar por conta própria, de modo que os alunos aos poucos consigam dispensar mediações e construir suas próprias mediações com o próprio texto filosófico. O interesse pelo pensamento filosófico só será despertado, quando os professores apresentar conteúdos significativos para os alunos. Essa significação ganha interesse quando os alunos estabelecem relações entre o saber cultural e experiências que eles possuem quando ingressam na escola. A filosofia permite e dá condições de realizar o pensamento de um modo pessoal. O período do Ensino Médio em geral é considerado como uma época de firmar o aluno através de sua personalidade e de seus desejos, e parece que é nessa fase escolar que a Filosofia apresenta importância no sentido de efetivação da construção de personalidades. Desenvolver a aprendizagem no ensino de filosofia de forma significativa proporciona aos alunos condições essenciais para alcançarem seus objetivos e garantir atitudes autônomas em diferentes contextos. Nesse sentido, cabe aos professores, constantemente, buscarem novos caminhos, abrindo assim, possibilidades no momento da aprendizagem, garantindo progressos e promovendo nos alunos a independência e a superação dos desafios como seres humanos e cidadãos. | pt_BR |