Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorSoares, Ivanize de Fátima Pereirapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T18:29:06Z
dc.date.available2021-02-11T18:29:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50821
dc.descriptionOrientador(a): Profª Karen Franklinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os alunos a compreender a importância do ensino de filosofia, e os ganhos significativos que professores e alunos terão através desta disciplina, pois, o ensino de filosofia não é somente envolver-se didaticamente, mas sim, envolver-se filosoficamente. Pensar nas condições de aprendizagem e compreensão da própria disciplina, ou seja, até que ponto professores conseguem conduzir as aulas com a preocupação de envolverem os alunos e manterem seu interesse pelo conteúdo e desenvolver estratégias através de textos filosóficos como leituras, escritas, discussões e debates, os professores realizam o pensamento criterioso, a reflexão, a argumentação e o questionamento, através de uma aula bem planejada. Por isso, o texto filosófico: possibilidades do envolvimento e prazer na leitura no 1º ano do Ensino Médio implica os professores assumir como mediadores facilitadores ao processo de aprendizagem, percorrendo um caminho para a construção da capacidade de pensar por conta própria, de modo que os alunos aos poucos consigam dispensar mediações e construir suas próprias mediações com o próprio texto filosófico. O interesse pelo pensamento filosófico só será despertado, quando os professores apresentar conteúdos significativos para os alunos. Essa significação ganha interesse quando os alunos estabelecem relações entre o saber cultural e experiências que eles possuem quando ingressam na escola. A filosofia permite e dá condições de realizar o pensamento de um modo pessoal. O período do Ensino Médio em geral é considerado como uma época de firmar o aluno através de sua personalidade e de seus desejos, e parece que é nessa fase escolar que a Filosofia apresenta importância no sentido de efetivação da construção de personalidades. Desenvolver a aprendizagem no ensino de filosofia de forma significativa proporciona aos alunos condições essenciais para alcançarem seus objetivos e garantir atitudes autônomas em diferentes contextos. Nesse sentido, cabe aos professores, constantemente, buscarem novos caminhos, abrindo assim, possibilidades no momento da aprendizagem, garantindo progressos e promovendo nos alunos a independência e a superação dos desafios como seres humanos e cidadãos.pt_BR
dc.format.extent30 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectTextos - Compreensãopt_BR
dc.titleO texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples