• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Ensino de filosofia no ensino médio
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Desafio de ensinar filosofia para o ensino médio

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ERICA LUANA DE LARA VAZ.pdf (367.4Kb)
    Date
    2015
    Author
    Vaz, Erica Luana de Lara
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Filosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : A educação é um conjunto de ações que diferencia a humanidade: o ser humano transcende seu status animal, ele vai além de seus instintos: compreende, reelabora, reflete, cria e recria, critica, aprende, ensina. A escola como espaço privilegiado para que o aprender aconteça no cotidiano se depara com o inesperado e cria a cada dia possibilidades para conservar e construir conhecimentos.É dentro desta característica pluridimensional do ser humano para se justificar a importância de ensinar a filosofar dentro do ambiente da educação. A filosofia atua significativamente no desenvolvimento cognitivo dos educandos, amplia as possibilidades de compreensão do mundo e colabora para um melhor entendimento. Por meio destes pensamentos que se desenvolveu este estudo, em primeiro lugar se fez uma coletânea em artigos, jornais, livros sobre a importância do ensino da filosofia no ensino médio. Posteriormente foi realizada uma analise do material coletado. Para melhor expor da analise realizada o estudo foi dividido nas seguintes etapas: a história da educação da brasileira através de um breve retrospecto histórico e a inserção da filosofia como disciplina nas grades curriculares da escola. Outro tópico foi exatamente sobre a disciplina de filosofia com a sua especificidade perante as outras disciplinas o que precisou desenvolver um tópico em especial sobre a figura do professor ao lecionar e ensinar filosofia. Ao término deste estudo notou que a educação está em constante desenvolvimento. Sendo assim, com a inserção da disciplina de filosofia na grade curricular, se percebeu a necessidade de entender os aspectos da diversidade cultural dentro do ambiente escolar e a importância da formação especifica do professor para desenvolver o pensamento filosófico do aluno.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50764
    Collections
    • Ensino de filosofia no ensino médio [106]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV