Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Elaine Roberta Charavarapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-09T13:36:25Z
dc.date.available2021-02-09T13:36:25Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50735
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem da barbárie. O exemplo de barbárie utilizado por Adorno é o campo de concentração localizado em Auschwitz. A abordagem é feita a partir da reflexão em como evitar a barbárie entre os homens no objetivo de que ela não volte a acontecer. Durante o trabalho são discutidos conceitos de autoridade, alienação, política e emancipação. Pretende-se assim discutir qual é o papel da educação para evitar a barbárie, alienação e a sujeição.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectAdorno, Theodor W., 1903-1969pt_BR
dc.titleA educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adornopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples