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dc.contributor.advisorFonseca, José Wladimir Freitas da, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.creatorBorges, Magda Mariapt_BR
dc.date.accessioned2023-05-23T14:35:55Z
dc.date.available2023-05-23T14:35:55Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50693
dc.descriptionOrientador : José Wladimir Freitas da Fonsecapt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Públicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho propõe a instalação de um sistema de monitoramento através da instalação de um circuito de câmeras em uma escola pública do Estado do Paraná, como forma de inibir e coibir atos de violência nos espaços educativos do estabelecimento escolar. Para isso foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema, bem como referências sobre a realidade escolar de um colégio Estadual do Paraná e a viabilidade da instalação de câmeras de segurança como sugestão de melhoria, uma vez que este procedimento já está previsto na destinação de recursos financeiros da Educação, pois há um grande interesse da sociedade e governo em ações de enfrentamento à violência em todos os espaços sociais partilhados, seja por crianças e jovens, quanto pela comunidade como um todo. A segurança nas escolas representa um diferencial importante na condução do projeto político e pedagógico do estabelecimento educacional, pois reflete diretamente na harmonia da comunidade escolar e na almejada construção da cidadania e responsabilidade social dos alunos e equipe escolar. Neutralizar e eliminar atos de violência, vandalismo, bullying e atos não apropriados para o ambiente escolar auxilia na manutenção de um espaço seguro, harmônico e tranquilo para o desenvolvimento da função social da escola, que é educar cidadãos conscientes de seu espaço social e apto para a construção de uma sociedade melhor e mais justa. Estando em tempos de violência, toda a discussão sobre este assunto se justifica, e a efetivação de ações de enfrentamento à violência se multiplicam em todos os espaços sociais partilhados pela comunidade; e a discussão sobre a instalação de sistemas de monitoramento vem ao encontro das iniciativas das redes de proteção, que intentam integralizar todos os esforços no sentido de minimizar os efeitos de um crescimento demográfico quase sempre desordenado e seu efeito imediato de ampliação de índices de violência e desordens sociais a que a escola, enquanto espaço público ou privado, também sofre. Na busca de melhorias para o desenvolvimento social e pedagógico as câmeras de monitoramento auxiliam na ampliação da segurança de alunos e comunidade escolar, deixando os pais mais confortáveis ao deixar ou encaminhar seus filhos à escola. Significa mais uma trama na rede de proteção, junto com Patrulha Escolar, Conselho Tutelar e Ministério Público, e demais colaboradores que se empenham em tornar mais saudável e acessível o ambiente escolar. Acompanhando a evolução dos procedimentos e ferramentas tecnológicas, o sistema de monitoramento por câmeras de segurança é um componente válido no enfrentamento à violência, que, atualmente é amplamente utilizado nos mais diversos espaços comunitários ou particulares. Tamanha é sua utilização, que milhares de câmeras estão instaladas em todo o país, ampliando a segurança e coibindo a violência.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectViolência na escolapt_BR
dc.subjectSegurança públicapt_BR
dc.subjectSistema de segurançapt_BR
dc.titleSistema de vigilância eletrônica na escola pública : ampliando a segurança da comunidade escolarpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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