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dc.contributor.authorBerlesi, Lucimaript_BR
dc.contributor.otherMarques, Cícero Fernandespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.date.accessioned2018-08-15T22:33:52Z
dc.date.available2018-08-15T22:33:52Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50682
dc.descriptionOrientador : Cícero Fernandes Marquespt_BR
dc.descriptionProjeto Técnico (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão Pública Municipalpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A comunicação interna representa importante ferramenta para que as organizações observem resultados e obtenham respostas diversas dos públicos a elas relacionados. Para que isso ocorra, devem ser adotados instrumentos que permitam que a mesma ocorra de forma clara, transparente e efetiva. No setor público, que tem como principal objetivo atender aos cidadãos é ainda mais importante assegurar a qualidade e transparência da comunicação e, para que os resultados atingidos sejam compatíveis com os objetivos definidos nas atividades desempenhadas, organizar e promover uma comunicação interna é fundamental para padronizar e aperfeiçoar tais serviços. A comunicação interna revela como está organizado o trabalho dentro de instituições que existem para atender à população e suas necessidades em serviços que são ofertados pelo setor público. Nesse contexto, a comunicação interna figura como ferramenta estratégica nos processos administrativos, que dão suporte a todas as atividades desenvolvidas. Para que ocorra êxito de um programa de comunicação interna, é imprescindível a conscientização e participação de todos aqueles que integram a organização, independentemente de cargos e atribuições. A comunicação interna pode ser estabelecida por meio de instrumentos como murais, intranet, reuniões periódicas, dentre outros, com intuito de melhorar o fluxo de informações e dados no decorrer dos processos. Outro aspecto importante é o feedback, que permite a melhoria contínua na maneira de desenvolver as atividades e pode estimular todos a contribuírem ativamente com idéias e opiniões. Dentre tantas ferramentas de gestão que podem ser adotadas para a melhoria dos processos, a comunicação interna figura como uma simples e vantajosa opção, pois estruturada ou não, ela ocorre. Então, cabe aos gestores planejar e estruturar a mesma, de modo que se extraiam os benefícios com sua correta utilização.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.relationDisponível em formato digital.pt_BR
dc.subjectComunicação na administraçãopt_BR
dc.subjectAdministração municipal - Colombo (PR)pt_BR
dc.titleA comunicação interna como ferramenta estratégica nos processos administrativos da Secretaria Municipal de Educação de Colombo - PRpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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