Intervenção em sala de aula para alunos do campo
Abstract
O processo de intervenção e construção de condições educacionais adequadas ao morador do campo tem sido um tema muito discutido através das políticas públicas. Neste contexto numa reflexão sobre o êxodo rural, percebe-se que houve um intenso movimento migratório visto em poucas nações, e, isso trouxe mudanças tanto no campo, quanto nas cidades, por um lado, a superlotação nos grandes centros, e, por outro a substituição do homem pela máquina; a qual trouxe o desequilíbrio entre a indústria e agricultura, transformando as cidades em centros de pobreza extrema. A educação voltada para o campo sofreu muitas reivindicações para mudança, tanto no processo de aquisição de conhecimento, quanto na estrutura e condições para esse ensinoaprendizado. Para que uma intervenção seja oportunizada aos moradores do campo faz-se necessário que os profissionais da educação, Estado e demais envolvidos delimitem os espaço escolar das áreas rurais, a compreensão envolvida no processo de alfabetização, bem como em todo sistema escolar, levando em conta a singularidade de cada lugar, as pessoas, seus valores, cultura e particularidades. Acredita-se que com um planejamento pedagógico, sob a supervisão de equipes multidisciplinares o panorama educacional do morador do campo possa continuar a contemplar melhorias através das mudanças políticas e pedagógicas.
Collections
- Educação do campo [582]