Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoreira, Fernando Cavalcanti, 1987-pt_BR
dc.contributor.authorFerrari, Sonia Cristinapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-10T17:06:22Z
dc.date.available2022-05-10T17:06:22Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50543
dc.descriptionOrientador: Fernando Cavalcanti Moreirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA educação proposta pelas escolas do meio rural passou por diversas modificações desde sua implantação no Brasil, porém ainda prevalece um ensino baseado no meio urbano. Uma alternativa de escola que resgate o interesse do aluno camponês para continuar seus estudos é a proposta pela Casa Familiar Rural.Neste texto apresenta-se a origem e metodologia da Casa Familiar Rural, e também a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores para proporcionar ao aluno do campo atividades educativas que estejam voltadas para sua realidade.O ensino ministrado na maioria das escolas não corresponde aos anseios do aluno camponês, sendo os conteúdos apresentados de forma fragmentada e desvinculada do cotidiano do aluno, em decorrência desta situação apresentam-se dificuldades de aprendizagem. Este trabalho investiga se a utilização da pedagogia da alternância e dos temas geradores pode auxiliar na resolução desta problemática na disciplina de Ciências Naturais, através de uma análise qualitativa dos dados levantados. Foram realizadas visitas e pesquisas na Casa Familiar Rural do município de Rio Bonito do Iguaçu,buscando investigar as vantagens e dificuldades da aplicação destas metodologias junto aos coordenadores,professores e alunos da instituição.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAgricultura familiar - Paranápt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleA pedagogia da alternância e os temas geradores : estratégias para a aprendizagem de ciências naturais na Casa Familiar Rural de Rio Bonito do Iguaçupt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples