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dc.contributor.authorLimberger, Sandra Fatimapt_BR
dc.contributor.otherVergara, Édina Mayer, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2021-12-06T16:20:17Z
dc.date.available2021-12-06T16:20:17Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50526
dc.descriptionOrientadora: Profª Édina Mayer Vergarapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo deste trabalho consiste em discutir o cotidiano e a qualidade do uso do transporte escolar dos alunos que frequentam a Escola do Campo São Luiz da Comunidade Rural de Maralúcia do Município de Medianeira no Paraná. Ainda pretende discutir a mobilidade do campo como direito, relacionado-a com a política pública de educação do campo, o transporte e a permanência na escola a fim de elencar sugestões ao enfrentamento escolar, comunitário e dos gestores para a superação dos limites investigados, cooperando com a organização da vida cidadã. Isto se justifica pois os estudantes da Educação Básica que moram em área rural ou distante de sua escola têm direito ao transporte gratuito, em condições de mobilidade segura e com eficiência. Como sou parte do corpo docente da Escola a metodologia utilizada foi a observação, diário de campo e entrevista, fundamentando as discussões através da pesquisa bibliográfica. Os estudos apontam que no caso apresentado há a necessidade de realizar medidas que possam efetivamente elevar as condições de qualidade do serviço prestado, sendo importante observar que a distância do percurso não é o único fator responsável pelo alto tempo de deslocamento dos alunos, nem ao desconforto que esses apresentam ao longo do trajeto. Dentre essas condições do transporte pode-se citar: condições das vias, qualidade dos veículos, taxa de ocupação dos veículos, dentre outras. Além do fato da grande diversidade dos veículos serem velhos, com idade média de mais de 16 anos, apresentando má conservação e, além disso, são veículos nem sempre aptos a operaram nas condições do meio rural. Grande parte dos aspectos que levaram o transporte escolar rural ao estado atual é reflexo da carência de políticas voltadas para o setor, e também de falhas no processo de gestão, planejamento e regulação desse serviço. O estudo ainda permite assinalar a necessidade do cumprimento dos princípios da Educação do Campo como uma dimensão a possibilitar que os moradores de áreas rurais se desenvolvam e criem oportunidades para melhoria de sua condição de vidapt_BR
dc.format.extent1 arquivo ([15] p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTransporte escolarpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleAs dificuldades da comunidade escolar rural de Maralúcia do município de Medianeira - PR - no uso do transporte escolarpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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