• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Educação do campo
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A etnomatemática e a modelagem matemática como uma alternativa de ensino aprendizagem da matemática para a escola do campo

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - MARLI BASAGLIA DA FONSECA.pdf (262.0Kb)
    Date
    2014
    Author
    Fonseca, Marli Basaglia da
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Matemática aplicada
    Etnomatematica
    Sistema métrico
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    O presente artigo relata uma experiência de ensino, em sala de aula. A metodologia proposta foi a modelagem matemática e a etnomatemática como metodologia alternativa. Foi elaborada uma proposta para trabalhar a teoria aliada à pratica através do Sistema Métrico de Medida , bem como sua utilização no cotidiano dos aluno, realizada junto à Escola Municipal Maria de Lurdes Mello no Município de Iretama com o objetivo de investigar quais as estratégias que os alunos do 5ºAno do Ensino Fundamental desenvolviam para compreender o Sistema Métrico Decimal. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade que viabilizasse discutir conceitos matemáticos. Foi abordado uma situação que se faz presente no dia a dia desses alunos e partimos da abordagem à conhecimentos matemáticos , para assim construir um elo entre a prática e a teoria. O objetivo deste trabalho pautou-se em proporcionar aos alunos uma nova abordagem de se desenvolver uma Matemática ligada ao cotidiano . Concluiu-se que a modelagem matemática é um método de ensinoaprendizagem que favorece o ensino das teorias e dos conceitos matemáticos a partir da realidade do aluno, envolvendo-o emocionalmente com o problema e com o conteúdo levando-o a aprender os conceitos
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50466
    Collections
    • Educação do campo [576]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV