A etnomatemática e a modelagem matemática como uma alternativa de ensino aprendizagem da matemática para a escola do campo
Abstract
O presente artigo relata uma experiência de ensino, em sala de aula. A metodologia proposta foi a modelagem matemática e a etnomatemática como metodologia alternativa. Foi elaborada uma proposta para trabalhar a teoria aliada à pratica através do Sistema Métrico de Medida , bem como sua utilização no cotidiano dos aluno, realizada junto à Escola Municipal Maria de Lurdes Mello no Município de Iretama com o objetivo de investigar quais as estratégias que os alunos do 5ºAno do Ensino Fundamental desenvolviam para compreender o Sistema Métrico Decimal. Para tanto, apresentamos uma proposta de atividade que viabilizasse discutir conceitos matemáticos. Foi abordado uma situação que se faz presente no dia a dia desses alunos e partimos da abordagem à conhecimentos matemáticos , para assim construir um elo entre a prática e a teoria. O objetivo deste trabalho pautou-se em proporcionar aos alunos uma nova abordagem de se desenvolver uma Matemática ligada ao cotidiano . Concluiu-se que a modelagem matemática é um método de ensinoaprendizagem que favorece o ensino das teorias e dos conceitos matemáticos a partir da realidade do aluno, envolvendo-o emocionalmente com o problema e com o conteúdo levando-o a aprender os conceitos
Collections
- Educação do campo [582]