Show simple item record

dc.contributor.advisorPacheco, Vicentept_BR
dc.contributor.authorRozenfelds, Georgspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.date.accessioned2018-07-18T18:23:45Z
dc.date.available2018-07-18T18:23:45Z
dc.date.issued2003pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50430
dc.descriptionOrientador : Vicente Pachecopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente trabalho tem por finalidade principal expor algumas técnicas utilizadas para se obter aquilo que é de extrema importância para se analisar, em um determinado momento, a situação global de qualquer empresa/organização: o Diagnóstico. Através da efetivação de um Diagnóstico bem elaborado identificam-se os pontos fortes e fracos de uma empresa, proporcionando aos empresários uma "fotografia" de sua organização, uma espécie de "flash" , onde podem ser identificadas as ações corretivas a serem tornadas e o incremento daquelas atividades que estão gerando bons resultados para a organização. A idéia básica foi a de correlacionar a idéia de Diagnóstico com o similar na área de Medicina, onde o paciente é submetido à uma bateria de exames para se constatar a existência ou não de eventuais doenças. No caso, o paciente é a empresa/organização. Através de uma série de procedimentos sugeridos (exames), toda a empresa é submetida a exames detalhados, para se descobrir suas "doenças": procedimentos incorretos, pontos de estrangulamento, finanças em desordem, falta de capital de giro, atenção insuficiente aos colaboradores e assim por diante, colocando-se diante do empresário um relatório onde são apontados os problemas e dificuldades e sugeridas as alterações necessárias. Em muitos casos, para a própria sobrevivência e continuidade da organização. A monografia está estruturada em sete capítulos, mais Introdução e Conclusão, incluindo-se também apêndices, em número de sete, que expõem alguns trabalhos atuais de diversos profissionais, devidamente identificados, cujos temas tem tudo a ver com este trabalho. O primeiro capitulo trata da caracterização de micro empresa e empresa de pequeno porte. bem como das dificuldades enfrentadas pelos empresários que estão à testa destas organizações. No capítulo seguinte, aborda-se a questão da liderança, bem como, algumas noções de estratégia empresarial. No terceiro, aborda-se temas relacionados à comercialização de produtos e serviços, ou seja, numa visão mais global, questiona-se o uso de técnicas de marketing. No quarto, elabora-se uma série de questionamentos voltados à produção de bens e serviços, analisando-se aspectos de qualidade, produtividade e gestão de custos. No quinto, são questionadas as finanças da empresa, em assuntos tais como fluxo de caixa, capital de giro, rentabilidade e lucratividades e outros. No sexto, o enfoque volta-se para um diagnóstico da gestão de pessoas, onde são abordados assuntos tais como capital intelectual, motivação, valorização, interrelacionamento e assim por diante. No sétimo e último, fornece-se uma metodologia para que o empresário, de "per si", possa proceder a um diagnóstico rápido de sua empresa, abordando os três aspectos fundamentais: informação, gestão e crescimento. O autor não teve a pretensão, em nenhum momento, de esgotar o assunto ou apresentar um "manual" de diagnóstico. Muito há que se pesquisar sobre a questão Diagnóstico, um campo aberto para as atividades de professores, alunos, consultores e demais profissionais que, no seu dia a dia, lidam com as ciências da administração, economia, contabilidade e afins. Tem, também, como objetivo principal, colocar nas mãos dos empresários que estão à frente de micro - empresas e empresas de pequeno porte, um roteiro para que possam elaborar o Diagnóstico, com o seu toque pessoalpt_BR
dc.format.extentvii, 72 f. : tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleDiagnóstico de micro-empresas e empresas de pequeno portept_BR
dc.typeMonografia Especializaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record