Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFranklin, Karen, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorPimentel, Andréia Ribeiropt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Coordenação de Integração de Políticas de Educação à Distância. Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2021-02-11T12:56:50Z
dc.date.available2021-02-11T12:56:50Z
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50417
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dr (a). Karen Franklinpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Apresenta-se o caráter emancipatório da filosofia em contraste com os problemas pedagógicos, que envolve a formação e prática de ensino da disciplina de filosofia. A abordagem sobre o ensino da filosofia baseia-se nas Diretrizes Curriculares da Educação e bibliografias de filósofos que tratam do assunto. A noção de emancipação que se defende no ensino da filosofia tem como referencial o livro "o mestre ignorante" de Rancière, que trata do princípio da igualdade de inteligências, considerado tanto no ato de ensinar quanto de aprender. Pretende-se, assim, estabelecer uma inter-relação entre a formação, a prática de ensino e as questões de método; e configurar a emancipação como princípio fundamental na formação e na prática de ensino de filosofia.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectMetodo de projeto no ensinopt_BR
dc.titleO ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples