O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação
Date
2015Author
Pimentel, Andréia Ribeiro
Metadata
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Monografia Especialização DigitalAbstract
Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da filosofia como disciplina obrigatória no ensino médio. Apresenta-se o caráter emancipatório da filosofia em contraste com os problemas pedagógicos, que envolve a formação e prática de ensino da disciplina de filosofia. A abordagem sobre o ensino da filosofia baseia-se nas Diretrizes Curriculares da Educação e bibliografias de filósofos que tratam do assunto. A noção de emancipação que se defende no ensino da filosofia tem como referencial o livro "o mestre ignorante" de Rancière, que trata do princípio da igualdade de inteligências, considerado tanto no ato de ensinar quanto de aprender. Pretende-se, assim, estabelecer uma inter-relação entre a formação, a prática de ensino e as questões de método; e configurar a emancipação como princípio fundamental na formação e na prática de ensino de filosofia.