Afrocentricidade : a possibilidade da práxis filosófica em sala de aula
Resumo
Resumo : O presente estudo buscará versar sobre a categoria da "Afrocentricidade", enquanto mudança epistemológica, possibilitando percebermos diante de nossa práxis pedagógica como a filosofia possui diferentes formas de ver a realidade posta por um paradigma e uma construção ideológica do eurocentrismo que determina como vemos e agimos no mundo. Dessa forma, surge o paradoxo do eurocentrismo versos afrocentrismo, que não pretende por meio dos argumentos exaltar ou se posicionar a favor de uma ideologia que existe e cria realidades, mas sim, entendermos como o povo negro se ressignifica na sua história, cultura, religiosidade e epistemologia, sendo assim, temos diversas percepções, uma delas seria a afrocentricidade defendida por Molef Kate Assante categorizando e teorizando uma perspectiva de uma filosofia de origem africana, na qual suas formas epistemológicas vão de encontro com a implementação da Lei nº 10.639/2003, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que altera a LDB, postulando a sua obrigatoriedade.