Abordagem temática do ensino de filosofia no ensino médio
Resumo
Resumo : O trabalho docente na disciplina de filosofia no Ensino Médio requer um olhar atento para as demandas sociais nas quais o aluno está inserido. A realidade na qual a escola faz parte, requer uma educação voltada a busca da participação plena dos cidadãos que se pretende formar a fim de conduzi-los à plena atuação em seu meio de forma ativa e consciente. Abordar a degradação ambiental é utilizar dos conhecimentos que o estudante advêm para, com conhecimentos científicos, sistematizar em ações que possam levá-lo a buscar mudanças, intervindo plenamente. Com aulas ativas voltadas para objetivos claros que propõem e levantam soluções para a realidade, os professores podem responder e encaminhar o aluno do Ensino Médio a refletir e ao mesmo tempo atuar na comunidade local. Embasando em textos filosóficos, o professor pode desenvolver um trabalho de pesquisa, atrelando a realidade aos encaminhamentos pedagógicos de sala de aula. Debates, desenvolvimento de projetos teóricos e práticos, inserção do aluno na problemática levantada juntamente com busca por soluções, são propósitos de uma filosofia voltada para a formação humana em sua plenitude.