Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 21-40 of 106
-
Descobrindo a filosofia com o mundo nerd e geek
(2018)Resumo: O presente trabalho se propõe a apresentar a Filosofia ao público jovem por meio de temas e problemas que são encontrados nas produções culturais das obras Geek e Nerd. Desde seu nascimento, há mais de 2500 anos, ... -
Diálogos com a obra O Livre Arbítrio, de Agostinho de Hipona : ouvindo os alunos do 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual Porto Seguro
(2018)Resumo : Este trabalho faz considerações teórico-metodológicas sobre a pesquisa a respeito do relacionamento em sala de aula, do professor de filosofia com os alunos de 1º ano do Ensino Médio. Por ser um assunto polêmico, ... -
O discurso existencialista em sala de aula : as questões existenciais do mundo adolescente através de videoclipes
(2015)Resumo : O principal objetivo dessa pesquisa é a sensibilização dos alunos de Ensino Médio para a construção de problemas filosóficos através de vídeos musicais que expressem temas existencialistas. As questões existencialistas ... -
As dores do mundo : uma análise didático filosófica de aforismas do filósofo Arthur Schopenhauer
(2018)Resumo : A filosofia busca consolidar seu espaço no campo da educação básica. De modo que o professor de filosofia no ensino médio é um dos importantes agentes nesta busca, uma vez que tem à sua disposição o grande público, ... -
A edificação do estado civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes
(2018)Resumo : O presente texto, intitulado "A edificação do Estado Civil como justificativa para paralisação da violência em Thomas Hobbes", é fruto da conclusão do curso de Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio ... -
A educação ambiental como possibilidade interdisciplinar para o ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo : Este trabalho foi apresentado como trabalho de conclusão de curso de pósgraduação em Ensino de Filosofia no Ensino Médio e teve como objetivo refletir sobre a possibilidade de desenvolver aulas de Filosofia com ... -
A educação como formação para a emancipação segundo a filosofia de adorno
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo a analise do conceito emancipação a partir da filosofia de Theodor W. Adorno. A emancipação é uma das metas para a educação, pois é a partir da emancipação que podemos livrar o homem ... -
Educação e niilismo : por uma formação do indivíduo em oposição à ideologia estatal
(2015)Resumo : Este trabalho busca levantar uma abordagem alternativa às discussões no âmbito do ensino, entendendo que um novo mundo se apresenta e que este deve da mesma forma ter a formação educacional que se aproxime de certa ... -
A educação para a liberdade na obra Emílio de Jean-Jacques Rousseau
(2018)Resumo : A presente pesquisa pretende apresentar uma breve e panorâmica visão da abordagem que Jean-Jacques Rousseau faz sobre a educação a partir de sua obra Emílio ou da Educação. Com base em suas reflexões a proposta é ... -
Educar os mestres para mudar a educação brasileira
(2015)Resumo : Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da Educação e dos professores (as) de Filosofia que atuam no ensino médio. A fim de situar o estudo, primeiramente foram elencados, os aspectos históricos sobre ... -
Engajamento e literatura em Jean-Paul Sartre e suas contribuições para a experiência filosófica em sala de aula
(2018)Resumo : Este trabalho tem como objetivo apresentar as possibilidades de uma prática filosófica em sala de aula, a nível de Ensino Médio, com base nas obras literárias de Jean-Paul Sartre. Deste modo, a proposta deve abordar ... -
Ensinar filosofia através de um texto clássico : estratégias para utilizar Ética a Nicômaco V na sala de aula
(2018)Resumo : A garantia de acesso à filosofia nas aulas ministradas no ensino médio é preocupação fundamental de todo professor de filosofia. Afinal, o risco de errar é grande. Pode-se recair, por um lado, em um conteudismo, ... -
Ensinar filosofia ou ensinar filosoficamente : um novo paradigma da educação sob ponto de vista de Edgar Morin
(2015)Resumo : Este artigo tem como finalidade analisar o papel da Filosofia na educação não apenas como disciplina programática mas também como nova abordagem do conhecimento na educação básica de acordo com o ponto de vista ... -
O ensino de filosofia como criação de conceitos nas diretrizes curriculares de filosofia do estado do Paraná
(2018)Resumo: A presente monografia tem por objetivo analisar por meio de pesquisa bibliográfica os encaminhamentos metodológicos para o ensino de Filosofia como criação de conceitos presentes nas Diretrizes Curriculares de ... -
O ensino de filosofia e as realidades dos sujeitos do ensino médio
(2018)Resumo : Este artigo tem como finalidade refletir sobre a diversidade cultural da comunidade escolar e mostrar caminhos para os profissionais da educação alcançarem bons resultados num ambiente tão diversificado de hábitos, ... -
O ensino de filosofia e sua contribuição para o desenvolvimento da inteligência emocional
(2018)Resumo : O tema deste trabalho de monografia visa analisar de que forma o ensino de filosofia pode contribuir para a educação das emoções, ou, no desenvolvimento da inteligência emocional de jovens e adultos. Para que ... -
O ensino de filosofia na educação profissional
(2018)Resumo : Este trabalho tem como objetivo investigar os desafios e as possibilidades do ensino de filosofia no âmbito da educação profissional. O problema que subjaz a investigação são as dualidades que perpassam a história ... -
O ensino de filosofia na modalidade de EJA no estado do Paraná : e o tempo para filosofar?
(2015)Resumo : Dentre as modalidades de oferta do Ensino Médio brasileiro tem-se a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na qual grande parte dos estudantes se encontra na faixa etária acima dos 18 anos, e muitos dos quais já ... -
O ensino de filosofia no ensino médio : das questões de método a emancipação
(2015)Resumo : Este estudo tem como objetivo discutir o ensino de filosofia, configurando a emancipação intelectual como princípio necessário a prática de ensino, frente aos problemas e questões de método que marca o retorno da ...