Navegação Ensino de filosofia no ensino médio por título
Itens para a visualização no momento 87-106 of 106
-
Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
(2018)Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ... -
Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
(2018)Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no ... -
A relação do conhecimento com a filosofia no ensino médio
(2015)Resumo : A filosofia busca por uma compreensão da realidade, a reflexão de um todo. Busca pela verdade de um ponto de vista filosófico, exigente a racionalidade, com coerência e lógica. É de suma importância a filosofia ... -
A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno
(2018)Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, ... -
A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel
(2018)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o ... -
Relações de poder : ensinando poder no ensino médio a partir do urbano
(2016)Resumo : Como ensinar a nossos alunos que o poder está permeado nas relações urbanas de construção desse espaço sobre o espaço natural e seus agentes construtores? -
A representação política é real?
(2018)Resumo: A política está sendo criticada com muito rigor, os políticos que ali estão foram eleitos. Como foram eleitos? Eleitos pelo nosso sistema representativo, portanto cidadãos de pleno direito tiveram sua oportunidade ... -
Sujeitos da educação na luta por reconhecimento
(2016)Resumo : O presente estudo se propõe a analisar os sujeitos da educação na contemporaneidade e seu movimento em torno da luta por reconhecimento. Bem sabemos que os traços da modernidade versus contemporaneidade configuraram ... -
Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer ... -
O tema da homossexualidade em Foucault : convite à resistência à homofobia presente dentro dos muros da escola
(2015)Resumo : Compreender o sentido da educação, o papel da escola e da prática pedagógica e as suas relações com a sociedade e com as demandas sociais se faz necessário e fundamental nos dias atuais, sobretudo preocupando-se ... -
O texto filosófico : possibilidades do envolvimento e prazer na leitura filosófica no 1º ano do ensino médio
(2016)Resumo : Essa pesquisa teve como objetivo compreender a importância de trabalhar a disciplina de Filosofia para o aluno do 1º ano do Ensino Médio, buscando o envolvimento e prazer na leitura filosófica, bem como, levar os ... -
O texto filosófico como possibilidade de experiência do filosofar ativo aos estudantes do ensino médio
(2015)Resumo : Com a finalidade de contribuir para a qualidade do ensino de filosofia no ensino médio através da recomendação do uso dos textos filosóficos em sala de aula, esta pesquisa propõe, primeiramente, apresentar uma ... -
O trabalho com a terceira meditação de Descartes na aula de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com a Terceira Meditação, das conhecidas "Meditações" de Descartes, nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. A proposta está direcionada para a leitura, interpretação ... -
Trabalho liberdade ou submissão
(2015)Resumo : O trabalho se torna de fundamental importância para a humanidade e o jovem pode contribuir de forma significativa com a sociedade, que se transforma através de atividades trabalhistas. O ensino da filosofia no ... -
Transgênicos : uma ameaça à ética , aos valores sociais e à atividade científica
(2016)Resumo : O objetivo deste trabalho é compreender, a partir do tema sobre a utilização dos transgênicos, a relação entre a ética, os valores sociais e cognitivos e a atividade científica Com base no tema proposto, será ... -
O uso de tecnologias de comunicação no ensino e aprendizagem da filosofia no ensino médio das escolas públicas do Paraná
(2016)Resumo : Este trabalho descreve o ensino de Filosofia implantado em 2008 nas escolas de Ensino Médio no Paraná, o qual, ainda hoje, ocasiona reflexões sobre os caminhos padagógicos a serem seguidos. Analisa os posicionamentos ... -
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
(2018)Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e ... -
A utilização da arte no ensino de filosofia em sala de aula
(2017)Resumo: O objetivo do presente estudo é demonstrar que práticas dinâmicas em sala de aula podem motivar jovens, adultos e professores. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa comparações ... -
Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas ...