Ensino de filosofia no ensino médio
Recent Submissions
-
Videoaula e a discussão do texto filosófico as paixões da alma de René Descartes, in : um uso de tecnologia no ensino de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Esta pesquisa teve como intuito experimentar a utilização de ferramentas tecnológicas nas aulas de filosofia como propósito de levar à reflexão sobre a prática educativa, focando para as estratégias tecnológicas ... -
Reconhecendo Nietzsche em Brás Cubas : o defunto-autor
(2018)Resumo: O presente trabalho pretende apresentar uma proposta de curso interdisciplinar a ser realizado com as disciplinas de Língua Portuguesa/Literatura e Filosofia, no Ensino Médio. Primeiramente são apresentadas conceitos ... -
Fragilidade branca : a resistência dos discentes brancos de um colégio público de Ponta Grossa [PR], frente à política pública de Ações Afirmativas de reserva de vagas (cotas) para negros em Curso Superior
(2017)Resumo: Este trabalho apresenta a dificuldade que a etnia branca tem em aceitar os avanços sociais de outras etnias. A escritora estadunidense Robin Diangelo deu o nome a esse fenômeno de Fragilidade Branca. Esse conceito ... -
A formação do cidadão ideal na República de Platão
(2018)Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar que tipo de homem (cidadão) Platão almeja "formar" para viver em sua cidade ideal. A República constitui um projeto ambicioso de reforma da sociedade e do homem. A educação ... -
Filosofia : uma proposta de apresentação para alunos do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho versa sobre uma possível apresentação da filosofia para estudantes do ensino médio. Partindo das indagações iniciais dos estudantes que travam contato com o campo filosófico pela primeira vez, buscamos ... -
Uma reflexão sobre a ética no ensino de filosofia
(2018)Resumo: O tema do trabalho pesquisado foi sobre a ética e apresenta uma reflexão sobre a ética no contexto educacional, dando ênfase à contribuição da filosofia em sala de aula, para o comportamento ético, na educação, no ... -
A imortalidade da alma em Fédon de Platão nas aulas de filosofia para o 1º ano do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho busca analisar o conceito da imortalidade da alma no diálogo Fédon de Platão e relacioná-lo com as aulas de Filosofia para o 1º ano do ensino médio. Com tal proposta, buscam-se metodologias para o ... -
Filosofia, cinema e emancipação : o uso de filmes nas aulas de filosofia do ensino médio como estratégia para a construção da nova sensibilidade marcuseana
(2018)Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso tem, como um dos seus principais objetivos, redefinir o espaço e papel dos filmes nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. Buscamos defender a potencialidade do cinema como ... -
A utilização da arte no ensino de filosofia em sala de aula
(2017)Resumo: O objetivo do presente estudo é demonstrar que práticas dinâmicas em sala de aula podem motivar jovens, adultos e professores. Para o alcance do objetivo proposto utilizou-se como metodologia de pesquisa comparações ... -
O trabalho com a terceira meditação de Descartes na aula de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este estudo apresenta uma proposta de trabalho com a Terceira Meditação, das conhecidas "Meditações" de Descartes, nas aulas de Filosofia do Ensino Médio. A proposta está direcionada para a leitura, interpretação ... -
As principais diferenças entre More e Maquiavel : ética e filosofia política em sala de aula
(2018)Resumo: Tema proposto para ser apresentado dentro de um trimestre letivo. Sobre uma prerrogativa de análise das obras de More e Maquiavel, buscar uma compreensão, junto aos alunos, tanto de um entendido moral como político ... -
A heterogeneidade sociocultural como elemento agregador para o ensino de ética nas aulas de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho tem o objetivo de elaborar uma proposta de aula de filosofia que utilize o histórico sociocultural que os alunos trazem para dentro da sala de aula, tendo uma expectativa de que estas experiências ... -
Finitude humana como tema na disciplina de filosofia no ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho pretende apresentar uma proposta de abordagem do tema da finitude humana no Ensino Médio, na disciplina de filosofia. Pressupomos que os jovens não tem se dado conta da própria finitude, vivendo, por ... -
Filosofia e corpo : proposta de sequência didática para o ensino médio
(2018)Resumo: Durante a história da Filosofia ocidental, a partir dos socráticos, o corpo intrigou diversos pensadores que lhe investiram marcas conceituais, transformandoo em fonte de questionamentos filosóficos. Paradoxalmente, ... -
Filosofia como disciplina no currículo do ensino médio : apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio - Paranaguá - PR
(2018)Resumo: O presente estudo identifica os apontamentos e perspectivas dos alunos do Colégio Estadual José Bonifácio – Paranaguá sobre a disciplina de Filosofia no Ensino Médio. Para tanto, limitou-se está investigação ao ... -
A relação entre o conceito de cidadania presente nos documentos oficiais direcionados à educação e a formação da educação política de Theodor W. Adorno
(2018)Resumo: Este trabalho possui a intenção de exame da educação contemporânea em dois passos principais: a princípio, pela análise dos documentos oficiais nacionais direcionados à disciplina de filosofia para o Ensino Médio, ... -
O uso do texto clássico de filosofia e o uso do texto da filosofia africana nas aulas de filosofia do ensino médio : desafios e possibilidades do uso dos textos clássicos e a importância de se abordar o pensamento africano
(2018)Resumo: O uso do texto clássico da filosofia em sala de aula aparece como uma ferramenta interessante se pensado a partir da leitura crítica do texto, atividade própria da filosofia. A leitura é uma atividade filosófica e ... -
Tecnologia e crise da razão : uma abordagem sob a teoria crítica de Adorno e Horkheimer e sua aplicabilidade nas aulas de filosofia do ensino médio
(2018)Resumo: Este trabalho está voltado para aspectos filosóficos e sociais que englobam os preceitos e fundamentos da Crise da Razão e da Tecnologia sob a proposta de Theodor Wiesengründ Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer ... -
A representação política é real?
(2018)Resumo: A política está sendo criticada com muito rigor, os políticos que ali estão foram eleitos. Como foram eleitos? Eleitos pelo nosso sistema representativo, portanto cidadãos de pleno direito tiveram sua oportunidade ... -
A relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel
(2018)Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em proporcionar conhecimento a alunos do segundo grau sobre a relação entre o conflito e a liberdade a partir da teoria dos humores, no pensamento de Maquiavel. Observando o ...