Intervenção pedagógica através do método do tema gerador de Paulo Freire
Resumo
O presente artigo relata uma experiência pedagógica ocorrida no Centro de Educação Básica Para Jovens e Adultos (CEEBJA) em Pato Branco – PR, na disciplina de física. A proposta se constitui na aplicação da teoria de Paulo Freire no estudo do eletromagnetismo, visto que este assunto é de difícil compreensão pelos alunos. Buscamos com esse trabalho seguir os passos da metodologia aplicada por Freire. Iniciamos pela investigação do mundo em que o aluno vive a fim de estabelecer um ponto de partida e um tema gerador. Nesse caso buscamos valorizar o conhecimento dos educandos, os quais, na sua maioria já se encontram no mundo do trabalho. Posteriormente, na problematização procuramos desenvolver no discente uma relação crítica com o objeto de conhecimento. Ao longo do processo buscamos elementos através de registros e observações e nos deparamos com um visível avanço destes alunos na compreensão do conteúdo proposto. Além disso, as relações deste com aspectos de seu cotidiano, relações com outras áreas do conhecimento e suas possibilidades de intervenção sobre essa mesma realidade.
Collections
- Educação do campo [600]