dc.contributor.advisor | Angelin, Paulo Eduardo, 1981- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.creator | Lopes, Lucio de Lima | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-11-27T13:09:41Z | |
dc.date.available | 2023-11-27T13:09:41Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50370 | |
dc.description | Orientador: Paulo Eduardo Angelim | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente texto tem a pretensão de analisar as convergências pedagógicas entre os objetivos curriculares da Educação do campo com os objetivos curriculares da disciplina de Filosofia, para uma compreensão da importância do conceito enquanto instrumento da formação da consciência crítica que não apenas pode transformar a forma de pensar do sujeito aprendiz como torná-lo potencialmente capaz de transformar o meio político-social no qual está inserido. Para fundamentar o texto optou-se por uma revisão literária sobre essa dinâmica na Educação do Campo na disciplina de Filosofia e, ainda, por uma verificação qualitativa com entrevistas junto a alunos que fizeram a experiência de estudar a disciplina de Filosofia. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (20 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Filosofia marxista | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Deleuze, Gilles, 1925-1995 | pt_BR |
dc.title | Os papéis da educação do campo e da disciplina de filosofia na construção da consciência crítica | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |