Pedagogia de alternância : história, aplicabilidade e importância desta metodologia de ensino para o Brasil e as famílias rurais
Abstract
A educação dos alunos camponeses brasileiros tem sido negligenciada ao longo dos anos, não havendo políticas públicas condizentes com suas necessidades no que tange ao currículo, infraestrutura, tecnologias, entre outros, reafirmando assim o conceito de atraso imputado à figura estigmatizada do trabalhador rural. A valorização e ressignificação do trabalho e da vida no campo fomentados pela Pedagogia de Alternância apresenta-se talvez como único meio de ensino adequado à agricultura familiar, criando vínculos entre o conhecimento teórico e técnico, necessários à vida campesina e urbana, cabendo ao aluno camponês na proposta atual desta modalidade de ensino, fazer suas próprias escolhas conforme suas aptidões. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi de realizar uma análise sobre as perspectivas dos alunos camponeses do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, na cidade de Cruzeiro do Oeste- PR quanto aos temas ligados à escola, a família, ao trabalho e a permanência no campo. A pesquisa teve caráter exploratório, utilizando-se questionários abertos a respostas pessoais. Ficou evidente a necessidade de implementação de políticas públicas mais eficazes relacionadas ao povo camponês no sentido de desconstruir os paradigmas e sanar as principais dificuldades utilizando-se de um sistema que já se mostra eficaz em experiências pelo país há anos, a Pedagogia de Alternância.
Collections
- Educação do campo [582]