dc.contributor.author | Santos, Lourdes dos | pt_BR |
dc.contributor.other | Tiepolo, Liliani Marilia | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-12-08T17:56:15Z | |
dc.date.available | 2021-12-08T17:56:15Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50364 | |
dc.description | Orientadora : Profª. Liliani Tiepolo | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências: p. 20-21 | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O presente trabalho teve por objetivo pesquisar sobre a origem e desenvolvimento da educação brasileira, perfazendo caminhos através de legislações até chegar o período cujo desafio foi à implantação no território nacional da modalidade da Educação Básica a Educação do Campo. Verifica-se que a Educação no Brasil teve sua origem por volta do ano 1534, com os padres jesuítas que tinham como meta propagar os princípios de obediência à igreja Católica por meio da catequização dos indígenas. Nos cinco séculos de história do desenvolvimento do país, avanços significativos foram sendo construídos como o direito das mulheres estudarem. A última conquista relevante no campo educacional para o povo brasileiro foi a Constituição Federal de 1988, a qual defende que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que tem como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas e na sequência a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Nº. 9396 em 1996, a que também reafirma os direitos fundamentais. Após esse marco histórico, Decretos e Pareceres relacionados à educação foram aprovados e por ultimo as Diretrizes Nacionais da Educação do Campo. O presente trabalho teve por objetivo fazer um resgate histórico da educação brasileira com ênfase na Educação do Campo. Por fim, considera-se ainda, que servirá como documento orientador para as ações educacionais a serem desenvolvidas no Colégio Estadual do Campo Carbonera - Ensino Fundamental e Médio, localizado no Distrito Carbonera, município Maria Helena, sob a jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Umuarama no Estado do Paraná | pt_BR |
dc.format.extent | 1 arquivo (23 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.subject | Direito à educação | pt_BR |
dc.title | Educação do campo : conhecer para desenvolver intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |