Educação do campo : conhecer para desenvolver intervenção
Abstract
Resumo: O presente trabalho teve por objetivo pesquisar sobre a origem e desenvolvimento da educação brasileira, perfazendo caminhos através de legislações até chegar o período cujo desafio foi à implantação no território nacional da modalidade da Educação Básica a Educação do Campo. Verifica-se que a Educação no Brasil teve sua origem por volta do ano 1534, com os padres jesuítas que tinham como meta propagar os princípios de obediência à igreja Católica por meio da catequização dos indígenas. Nos cinco séculos de história do desenvolvimento do país, avanços significativos foram sendo construídos como o direito das mulheres estudarem. A última conquista relevante no campo educacional para o povo brasileiro foi a Constituição Federal de 1988, a qual defende que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família. O Direito à educação é parte de um conjunto de direitos chamados de direitos sociais, que tem como inspiração o valor da igualdade entre as pessoas e na sequência a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Nº. 9396 em 1996, a que também reafirma os direitos fundamentais. Após esse marco histórico, Decretos e Pareceres relacionados à educação foram aprovados e por ultimo as Diretrizes Nacionais da Educação do Campo. O presente trabalho teve por objetivo fazer um resgate histórico da educação brasileira com ênfase na Educação do Campo. Por fim, considera-se ainda, que servirá como documento orientador para as ações educacionais a serem desenvolvidas no Colégio Estadual do Campo Carbonera - Ensino Fundamental e Médio, localizado no Distrito Carbonera, município Maria Helena, sob a jurisdição do Núcleo Regional de Educação de Umuarama no Estado do Paraná
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- Educação do campo [582]