Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Marcelo Silva da, 1972-pt_BR
dc.contributor.authorSilva, Laureli Honória Guimarães dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-01T16:00:29Z
dc.date.available2022-07-01T16:00:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50356
dc.descriptionOrientador: Marcelo Silva da Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEste artigo está vinculado a um dos temas mais significativos no tocante a ações de manutenção de recursos hídricos em pequenas propriedades rurais, objetivando assim a elevação da qualidade de vida dos moradores que podem, a partir desta prática, ter acesso à água de melhor qualidade. Este retrata a importância em desmistificar dentro da disciplina de ciências a preservação e recuperação de nascentes e reflorestamento, iniciando pela escola, tendo em vista uma melhor sustentabilidade e propor o seguimento desta atividade nas propriedades dos alunos e suas famílias, onde estes são os principais agentes para ajudar, incentivar e conscientizar na melhoria do ambiente visando à preservação dos recursos naturais. Este trabalho poderá ser ampliado na comunidade de trabalhadores rurais, com a participação dos alunos e professores da escola, visando à responsabilidade de cada integrante. A princípio o primeiro trabalho realizado referente à recuperação de nascentes foi realizado na propriedade de Luis Batista da Silva. Sitio Santa Maria, Município de Iretama, Km-1 Saída para Roncador. Acredito que este trabalho servirá como exemplo para outros proprietários. Tendo como apoio a comunidade escolar. Propondo a ideia de como aproveitar melhor nossos recursos naturais, tendo como o principal objetivo desenvolver a preservação e recuperação. Assim o trabalho já iniciado tem como objetivo a multidisciplinariedade dentro do contexto e interinstitucional, compostas pelos alunos e professores da Casa Familiar Rural de Iretama com parceria com a EMATER e Prefeitura Municipal permitiu que beneficiasse a cada aluno na realização das atividades propostas (recuperação de nascentes) no contexto da educação do campo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (16 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectRecursos hidricos - Proteçãopt_BR
dc.subjectPequenas propriedades rurais - Paranápt_BR
dc.subjectComunidade ruralpt_BR
dc.subjectEducação - Comunidade escolarpt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleO ensino de ciências na escola do campo : uma sustentabilidade na recuperação de nascencentespt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record