Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Cristiane Rocha, 1980-pt_BR
dc.contributor.authorOleinik, Josielept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-09T23:55:09Z
dc.date.available2022-08-09T23:55:09Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50335
dc.descriptionOrientadora: Cristiane Rocha Silvapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo identificar se a educação ofertada aos alunos do campo tem reconhecido a cultura e a identidade do povo camponês. Para tanto, analisou-se as práticas educativas implementadas pela Escola Rural Municipal João Rodrigues da Silva, no município de Laranjeiras do Sul - PR. Para a aplicação deste trabalho realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com a aplicação de entrevista semi-estruturada, desenvolvida por meio de levantamento bibliográfico/documental, com pesquisa de campo. A pesquisa foi desenvolvida com 16 alunos e suas respectivas famílias de uma comunidade campesina conhecida como Rio do Tigre, no município de Laranjeiras do Sul-PR, onde ainda encontramos classes multisseriadas e bisseriadas nos primeiros anos do ensino fundamental. A pesquisa comprovou que as práticas pedagógicas da educação do campo precisam ser revistas, a fim de reconstruir uma educação pública, democrática e de qualidade. É necessário também, buscar coerência entre o que se ensina e o que se aprende, com a realidade do povo camponês, valorizando sua cultura e sua identidade.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (18 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectIdentidade Cultural - Paranápt_BR
dc.subjectClasses multisseriadaspt_BR
dc.subjectEducação rural - Paranápt_BR
dc.subjectCultura popular - Paranápt_BR
dc.titleReconhecendo e respeitando a cultura e a identidade dos sujeitos da educação do campopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples