Consumismo e seus exageros : uma barreira à sustentabilidade
Resumo
A economia no Brasil vem se consolidando cada vez mais no cenário internacional, e este fato deve-se em grande parte a um aumento do poder aquisitivo das famílias. Com isso aumenta também a impulsividade para o consumismo. Fazer compras é um ato incentivado pela sociedade e principalmente pela mídia, que associa a aquisição de bens e produtos, com sentimentos de prazer, felicidade e bem estar. Isso porém, não significa que tenhamos que parar de consumir, e não comprar mais nada, mas sim entender que é possível explorar os recursos naturais de forma racional, procurando reduzir ao máximo os impactos ambientais, desenvolvendo técnicas de sustentabilidade capazes de manter o meio ambiente equilibrado ecologicamente, cultivando acima de tudo o respeito à natureza, pois é dela que advém os recursos necessários para a sobrevivência humana no planeta. Então diante deste cenário é necessário e urgente a conscientização dos sujeitos, em relação ao nível de consumo praticado diariamente, alertando-os que não necessitamos de muito para sobreviver, pois o essencial basta para termos uma vida digna e sem extravagâncias. A pesquisa foi de natureza quantitativa, e o processo metodológico adotado foi a revisão bibliográfica e pesquisa de campo, aplicada no ambiente de trabalho, com a finalidade de verificar o nível de consumismo, e o poder de influencia da mídia, nos sujeitos envolvidos neste projeto. O estudo mostrou que a falta de conhecimento do ser humano em relação à sustentabilidade e ao que isto implica, pode ter sérias consequências para o meio ambiente, visto que o cidadão não está se dando conta que deve mudar a sua postura em relação às questões ambientais e se tornar um consumidor consciente dos seus atos.