A prática de ensino na educação do campo : algumas considerações
Abstract
O presente artigo aborda a Educação do Campo e como esta tem sido abordada pelas políticas públicas no Brasil. Através da história, em geral, as populações do campo tem sido marginalizadas e oprimidas por essas políticas públicas, mas aos poucos, com a mobilização e organização dos movimentos sociais tem mostrando seu devido valor, buscando reconhecimento junto a sociedade e aos poderes públicos. O objetivo central do trabalho realizado foi entender a trajetória de Formação e as Práticas docentes de 8 professores de uma escola do campo situada no interior do Estado do Paraná, tendo como marco norteador as Leis, Decretos, diferentes autores e pesquisas sobre o tema. Diante dos dados obtidos esperamos auxiliar os professores para estruturarem suas práticas de acordo com a realidade do campo, sendo capazes de utilizar novos métodos, buscando soluções aos problemas encontrados, tendo uma visão geral dos instrumentos que podem ser utilizados para melhoria do processo ensinoaprendizagem. A Educação do Campo deve ser compreendida como espaço de socialização das relações humanas, o que aponta para o reconhecimento da especificidade da Educação do Campo pensada a partir das particularidades dos povos do campo, enquanto sujeitos sociais com saberes e cultura própria, assim, a identidade das escolas do Campo é definida a partir dos sujeitos sociais a quem se destina, não é apenas um espaço geográfico ou a produção da existência que determinam esses sujeitos, mas principalmente a sua vinculação ás questões inerentes a sua realidade, o sentimento de pertencimento, entre outros aspectos que caracterizam a Educação do Campo, portanto, a escola precisa investir em uma interpretação dessa realidade que possibilite a construção de conhecimentos potencializadores, que promovam a melhora da qualidade de vida dos que vivem e sobrevivem no Campo.
Collections
- Educação do campo [582]