A educação no campo e a valorização do meio rural como espaço de aprendizagem
Abstract
A presente pesquisa faz um breve resgate da história da educação no campo, a fim de descrever as dificuldades encontradas pelos povos do campo na busca de uma educação no e do campo. O objetivo foi investigar as principais questões que influenciam a Educação no Campo, identificando suas possíveis causas e ações com o intuito de propor possíveis soluções para a área, destacando ainda a importância da Educação no Campo para professores e educandos. Utilizou-se como referencial teórico as contribuições de autores que explicitam o histórico da educação no campo no Brasil, além das concepções que envolvem a educação atual. A pesquisa envolveu a análise de documentos; entrevista com um professor que atua nesta modalidade de ensino e também com alunos que estudaram nesta escola além das famílias dos mesmos. As principais conclusões foram de que apesar das dificuldades encontradas, os professores e alunos do campo estão construindo uma escola capaz de mudar suas vidas; que estas escolas propiciam aos educandos formação para a cidadania, valorizando suas origens e a importância do campo para o país, indagando sobre o presente e o futuro. O trabalho defende que a Educação no Campo é muito importante, pois o campo é um território educativo, de produção, de solidariedade e de identidade cultural; é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvo lvimento da sociedade e que necessita de estudos constantes.
Collections
- Educação do campo [600]