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    Fatores associados ao excesso de peso em pré-escolares

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    R - E - SUELEN BRAZ DE JESUS.pdf (522.4Kb)
    Date
    2014
    Author
    Jesus, Suelen Braz de
    Metadata
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    Subject
    Obesidade em crianças - Nutrição
    Saúde da criança
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    TCC Especialização Digital
    Abstract
    Resumo : Essa pesquisa investigou os fatores associados ao excesso de peso entre crianças matriculadas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s). Foi realizado um estudo transversal de caráter analítico. Coletaram-se dados sobre o estado nutricional, alimentar e socioeconômico de 256 crianças que frequentavam os berçários dos CMEI’s do município de Colombo/PR. As entrevistas foram realizadas no ambiente escolar, com a aplicação de questionários estruturados e a realização de recordatórios alimentares. A avaliação nutricional foi realizada através da obtenção de peso e estatura, sendo utilizados os parâmetros preconizados pela a Organização Mundial da Saúde de 2006 para realização do diagnóstico do estado nutricional. A prevalência de excesso de peso foi de 35,6%. A média de idade para a introdução de alimentos industrializados foi de 11,3 meses. Segundo as razões de chances mais significativas, observou-se que a chance de uma criança que nasce com peso adequado e tenha excesso de peso seja 2,63 vezes maior que uma criança que nasce com peso insuficiente. Estimou-se também que a 2 chance de uma criança que toma suco artificial ter excesso de peso é de 2,53 vezes maior do que a criança que não toma suco. Os resultados indicaram uma elevada prevalência de excesso de peso entre as crianças (35,6%). Os principais fatores associados ao excesso de peso foram a idade materna, o peso ao nascer e o consumo de suco artificial. Ressalta-se a importância do monitoramento e fiscalização do perfil nutricional e da promoção comercial de alimentos voltados ao público infantil.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/50231
    Collections
    • Residência multiprofissional em saúde da família [33]

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