Jornal na escola : uma experiência ambiental na Escola Municipal Luiz Carlos dos Santos
Resumo
O Projeto de Intervenção Jornal na escola: uma experiência na escola Luiz Carlos dos Santos situada no bairro Rio da Onça da cidade de Matinhos abriu espaço para que professor e alunos produzissem o jornal Diário Escolar onde foram citadas atividades realizadas dentro e fora da escola. Esse projeto teve inicio em 2013 e dando continuidade em 2014 só mostrou o quanto é importante envolver toda a escola no processo continuo de aprendizagem. Assim, o projeto de intervenção teve suas dificuldades, desafios e resultados que não acabarão na sua apresentação e sim será dada continuidade na escola. O envolvimento dos alunos, professores, pais desde a escolha do nome do jornal até as saídas de campo, possibilitou observar o interesse de todos em fazer algo diferente e também fazer acontecer, tirar o projeto do papel. Foram realizadas atividades como: votação para escolha do nome do jornal, confecção de mural, uso da biblioteca criando regras, cronograma para visita e ficha para empréstimos de livro, visita ao centro de reciclagem, caminhada reconhecendo o espaço entorno da escola, fotografando o espaço escolar, pesquisa para montar tabelas e gráficos, torneio entre as crianças, campanha, informativos, concurso de redação e desenho. Observando como está à realidade que nos cerca e quais ações poderíamos desenvolver tendo um olhar diferenciado para nosso ambiente. O trabalho com jornal teve uma direção inversa, geralmente trazemos jornais impressos para trabalhar na sala de aula. O projeto nos proporcionou produzir o jornal de dentro da escola para fora, mostrando o produto do trabalho. Fazendo relação com os autores citados no projeto norteia-se uma nova visão sobre a educação ambiental, abrindo espaços para os alunos serem multiplicadores das ações, aumentar os educadores sustentáveis na escola, ampliar e valorizar o trabalho e o ambiente que o cerca.