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dc.contributor.advisorHamermüller, Douglas Ortizpt_BR
dc.contributor.authorCordeiro, Cláudia Talochinskipt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-12T15:44:28Z
dc.date.available2022-08-12T15:44:28Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50161
dc.descriptionOrientador: Douglas Ortiz Hamermullerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa intitulada Reflexões sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado teve como problematização refletir sobre as práticas Pedagógicas da Educação do Campo e verificar se há afinidade dos educadores e educadoras com as práticas pedagógicas desenvolvidas por meio de questionários. Como objetivo buscou analisar o conhecimento de 17 educadores e educadoras que lecionam no Ensino Fundamental e Médio, nos turnos Vespertinos e Noturno do Colégio Estadual do Campo Contestado localizado no Município da Lapa. Assentamento Contestado MST. Com breve contextualização do local. Como base para a pesquisa realizada pautou- se no Plano de Estudos do Colégio Estadual Do Campo Iraci Salete Strozak, Escola Etinerante do Estado do Paraná. Há uma breve contextualização da Escola do Campo pesquisada em que se apresentam as concepções dos sujeitos que dela fazem parte. Com as considerações finais compreendeu-se que não há materiais didáticos suficientes e específicos e os poucos que tem estão descontextualizados, há falta de formação/capacitação aos educadores e educadoras, a hora-atividade vem contribuindo para que o professor prepare melhor suas aulas, mas ainda há fragmentação do trabalho devido à sobrecarga de funções que lhe são atribuídas, falta de acompanhamento pedagógico regular por parte do núcleo/ SEED/PR, a falta de políticas públicas direcionadas às Escolas do Campo. Ressaltou- se que a troca de saberes contribui para a melhoria das práticas pedagógicas bem como os planos de estudos sobre os quais esta pesquisa está pautada. E o tempo de permanência do professor atuando na Escola faz com que o tal adquire (ou não) afinidade com as práticas pedagógicas das Escolas do Campo.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (16 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação - Política públicapt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleReflexão sobre as práticas pedagógicas do Colégio Estadual do Campo Contestado : há afinidade dos professores com estas práticas?pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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