Abordagem de questões ambientais com alunos de uma escola do campo a partir do desenvolvimento de um projeto temático
Resumo
REsumo: Atualmente vivemos em uma sociedade que precisa repensar sobre o modo de desenvolvimento em que utiliza e se preocupar com a preservação da natureza e diminuição de seus impactos. Este trabalho teve como objetivo abordar conceitos ambientais por meio do desenvolvimento de um projeto temático a estudantes de uma escola do campo, envolvendo e relacionando a química. Buscou-se trabalhar com a interdisciplinaridade, uma vez que envolve
conteúdos do cotidiano escolar. Foi desenvolvido com os alunos do segundo ano da Associação da Casa Familiar Rural de Pato Branco onde, a maioria dos alunos, são filhos de agricultores que residem no campo. Neste trabalho constatou-se a influência da cultura do campo nos alunos, pois as propostas foram sempre relacionadas a questões vividas por eles na comunidade escolar e em casa. Foi possível concluir também, que a utilização de projetos temáticos dinamizam as aulas tornando-as menos monótonas, auxiliam no desenvolvimento de competências e habilidades por parte dos estudantes, fazendo com que se tornem capazes de enfrentar os problemas existentes em sua realidade.
Collections
- Educação do campo [596]