Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHamermüller, Douglas Ortizpt_BR
dc.contributor.authorSilva, Andreia Hasselmann Ferreira dapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.date.accessioned2022-07-12T20:04:24Z
dc.date.available2022-07-12T20:04:24Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/50130
dc.descriptionOrientador: Douglas Ortiz Hamermullerpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractO presente artigo trata do desenvolvimento de experimentos com o solo, para alunos do ensino fundamental com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo) matriculados na Aproaut (Associação de Pais e Amigos do Autista) de Ponta Grossa, tendo como objetivo trabalhar nestes a comunicação, linguagem e experiência sensorial. A fim de atingir meu objetivo foram desenvolvidos experimentos através de vivências práticas com atividades voltadas para solo, buscando desenvolver a percepção tátil, a conscientização ambiental e sustentável. Através das atividades com experimentos voltados para solo, verificou-se a importância de se trabalhar o tema como ferramenta de ensino para os autistas, usando-o para estimular o aprendizado, as potencialidades, a criatividade, a percepção tátil, e a educação ambiental de forma concreta. O solo como instrumento concreto traz em sua essência a vitalidade, fazendo com que se perceba que o mesmo precisa ser preservado e compreendido como essencial para a vida. A aprendizagem voltada para este tema possibilitou o desenvolvimento de metodologias voltadas para novos saberes, facilitando o ensino e aprendizagem de forma significativa.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online (17 p.) : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectCrianças autistas - Educaçãopt_BR
dc.subjectSolos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.titleO solo como instrumento concreto na educação do desenvolvimento sustentável para alunos com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo)pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples