dc.contributor.advisor | Hamermüller, Douglas Ortiz | pt_BR |
dc.contributor.author | Silva, Andreia Hasselmann Ferreira da | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-07-12T20:04:24Z | |
dc.date.available | 2022-07-12T20:04:24Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50130 | |
dc.description | Orientador: Douglas Ortiz Hamermuller | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Educação do Campo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo trata do desenvolvimento de experimentos com o solo, para alunos do ensino fundamental com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo) matriculados na Aproaut (Associação de Pais e Amigos do Autista) de Ponta Grossa, tendo como objetivo trabalhar nestes a comunicação, linguagem e experiência sensorial. A fim de atingir meu objetivo foram desenvolvidos experimentos através de vivências práticas com atividades voltadas para solo, buscando desenvolver a percepção tátil, a conscientização ambiental e sustentável. Através das atividades com experimentos voltados para solo, verificou-se a importância de se trabalhar o tema como ferramenta de ensino para os autistas, usando-o para estimular o aprendizado, as potencialidades, a criatividade, a percepção tátil, e a educação ambiental de forma concreta. O solo como instrumento concreto traz em sua essência a vitalidade, fazendo com que se perceba que o mesmo precisa ser preservado e compreendido como essencial para a vida. A aprendizagem voltada para este tema possibilitou o desenvolvimento de metodologias voltadas para novos saberes, facilitando o ensino e aprendizagem de forma significativa. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (17 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Crianças autistas - Educação | pt_BR |
dc.subject | Solos - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Educação rural | pt_BR |
dc.title | O solo como instrumento concreto na educação do desenvolvimento sustentável para alunos com Transtorno Invasivo do Desenvolvimento (Autismo) | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |