O ensino da ciência na educação do campo
Abstract
O artigo baseia-se em promover uma análise dos fundamentos e métodos que constituem a educação das ciências no campo, verificando a relação dos conhecimentos científicos com a realidade dos sujeitos do campo, diagnosticando práticas e métodos que as fundamentam e assim propor métodos que contribuam para o desenvolvimento de práticas que possibilitam reflexões dos estudantes sobre a relação homem-natureza a partir dos próprios elementos cotidianos. Através da abordagem qualitativa buscou-se compreender os fundamentos que orientam o ensino dos conteúdos, assim o levantamento bibliográfico permitiu verificar as concepções de ensinoaprendizagem desenvolvidos na educação do campo a fim de elaborar uma compreensão sobre os pressupostos teóricos que o embasam. A observação de aulas de ciências na escola do campo possibilitou verificar a relação professor e alunos, conteúdos e aprendizagem, reflexão a respeito da importância da matéria na compreensão do meio em que se vive. A partir do diálogo, por meio de pesquisas com os estudantes foi possível selecionar temas geradores e problematizações. Dessa forma, aproveitar os espaços que os estudantes vivenciam no seu cotidiano para a construção do conhecimento, assim como pensar em um ensino de ciências que busque garantir uma prática pedagógica a partir da realidade do campo.
Collections
- Educação do campo [582]