A realidade do campo, na região de Cruzeiro do Oeste nos dias atuais
Resumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de conhecer o aluno sujeito do campo, em seu meio diante de suas expectativas quanto ao futuro no campo, através de pesquisa em escola pública da rede estadual de ensino, situada na área urbana, que atende os alunos da zona rural, e por meio de visitas em propriedades rurais de distintas localidades do município de Cruzeiro do Oeste. Tendo como base o conceito de escola inclusiva, objetiva-se com este trabalho incluir o aluno do campo, na escola da cidade, trabalhando com conteúdos e metodologias ligadas a este, visando à valorização da importância das atividades desenvolvidas no campo para a população urbana. Na pesquisa foram abordados e discutidos tópicos relevantes como: faixa etária, escolaridade, trabalho, capacitação e pretensão de permanência no campo, enfatizando a capacitação como meio de se manter atualizado quanto às exigências do mundo moderno e globalizado. No decorrer deste, nota-se um constante e crescente desinteresse do jovem pelo campo, tendo em vista que a área urbana oferece maiores e melhores oportunidades de emprego, assim este trabalho aponta como possível solução para esta problemática a busca pela capacitação como forma de aperfeiçoamento, visando à melhoria da qualidade de vida no campo.
Collections
- Educação do campo [600]