dc.contributor.advisor | Vergara, Édina Mayer, 1962- | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Tatiane Martins de Bittencourt | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Gestão e Processo em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T18:27:27Z | |
dc.date.available | 2022-05-25T18:27:27Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/50098 | |
dc.description | Orientador: Edina Mayer Vergara | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Gestão e Processos em Educação, Diversidade e Inclusão | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Ao abordar questões que envolvam a problemática e questionamentos que permeiam o assunto inclusão, é evidente que em todos os aspectos, esferas e concepções sociais, de formação dos grupos de indivíduos caracterizados como demanda de inclusão, podem refletir sobre as diferentes situações, carreiras e obstáculos que não nos possibilitam efetivar ações que tenham de encontrar a vivenciar o verdadeiro significado da palavra inclusão, sendo assim os indivíduos que compõem esse nicho social ficam a mercê da vulnerabilidade, do preconceito, e da indiferença, que se sobre põe aos seus direitos estabelecidos pela constituição da república federativa brasileira que em seu parágrafo único diz que todo o poder publico e privado deve dar condições de substanciar para esta e qualquer demanda social , fazendo com que todo cidadão seja capaz de gerir seus próprios direitos. Transformar a realidade excludente em uma ampla visão, perspectiva de vida, e atendimento, social, educacional cultural, econômica, judiciária, atendimento de saúde entre outros que façam a efetivação da palavra inclusão. A partir de toda essa problemática e de uma nova visão e conceitos de direitos e deveres sociais que propomos ao nosso município uma nova proposta de escola, com direcionamentos da escola novista entre outros movimentos educacionais que buscam a transformação social através da educação | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (11 p.) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Estudantes com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Artesanato - Educação | pt_BR |
dc.title | Educação, sustentabilidade e desenvolvimento local | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |