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dc.contributor.authorSantos, Maria Aparecida Melopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.date.accessioned2020-01-16T18:29:42Z
dc.date.available2020-01-16T18:29:42Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49947
dc.descriptionOrientadora : Marynelma Camargopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Docência na Educação Infantilpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente estudo analisa a compreensão de professores da Especialização em Docência na Educação Infantil da Universidade Federal do Paraná (2012-2013), sobre o trabalho educativo do movimento na Educação Infantil. Para a revisão de estudos utilizou-se os seguintes autores: Kunz (2004) e Garanhani (2002, 2004, 2008) além de outros documentos como: Referencial Curricular para a Educação Infantil e o Caderno Pedagógico Movimento produzido pela Secretaria de Educação Municipal de Curitiba. O instrumento de pesquisa para a produção dos dados foi um questionário dissertativo respondido por integrantes da Especialização em Docência na Educação Infantil promovido pela Universidade Federal do Paraná, em parceria com o MEC2(2012-2013). A pesquisa demonstrou em seus dados que os professores reconhecem a importância do trabalho com movimento e a necessidade de novas pesquisas com aprofundamentos sobre movimento infantil, visto que faz parte de um dos aspectos que possibilita o desenvolvimento infantil, e faz parte do cotidiano da vida das crianças. A pesquisa demonstrou também que os professores compreendem que na Educação Infantil a ênfase do trabalho educativo do movimento está centralizada na diversificação de experiências de movimentos, tudo isso contextualizado em atividades da cultura lúdica infantil que se traduzem em jogos e brincadeiras. Além disso, discorrem que o movimento precisa ser percebido como essencial no trabalho educativo, visto que, desde que, nasce a criança interage com o seu meio social por meio da movimentação do seu corpo. Por isso é necessário pensar no movimento como algo que faz parte da vida cotidiana das crianças e não apenas de alguns momentos de descontrações de sua vida.pt_BR
dc.format.extent26 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleO trabalho educativo do movimento na educação infantil : a compreensão de professores da especialização em docência na educação infantil da Universidade Federal do Paraná (2012-2013)pt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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