Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Luciacyr Lopes Almeida ept_BR
dc.contributor.otherMercês, Nen Nalú Alves daspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-22T17:34:26Z
dc.date.available2019-02-22T17:34:26Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49944
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Nen Nalú Alves das Mercês.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio, Universidade Federal do Paraná Trabalho, Núcleo de Educação a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A ginástica postural dentro da escola visa melhorar e aliviar as dores oriundas da má postura, adquirida pelos alunos, devido ao longo tempo que permanecem sentados durante sua jornada escolar acrescido do peso excessivo das mochilas usadas para carregar o material escolar. O presente projeto de intervenção foi desenvolvido com alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Paula Gomes, na região metropolitana de Curitiba, Estado do Paraná. Teve como objetivo prevenir dores osteomusculares do aluno de Ensino Médio por meio da ginástica postural. Participaram 41 alunos. Foi realizado no segundo semestre de 2013, e a coleta de dados foi feita por meio da realização de uma anamnese geral inicial, seguido de um questionário para a determinação das regiões doloridas segundo os Pontos de Trigger (Trigger Points). Após determinadas às regiões que apresentaram maior frequência de incidência de dor, os alunos foram divididos em grupos de acordo com tipo de queixa relatada. Foram realizadas 30 sessões de ginástica postural visando à melhoria dos sintomas. A intervenção foi realizada em um período de dois meses, na parte da manhã, durante as aulas de Educação Física, que aconteceram duas vezes por semana, com uma duração de 50 minutos. Depois da realização das sessões de ginástica postural, os alunos foram novamente avaliados por meio do mesmo questionário aplicado antes do início das sessões de ginástica. Os resultados obtidos foram avaliados estatisticamente e comprovaram a eficácia da ginástica postural efetuada.pt_BR
dc.format.extent88 f. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectGinasticapt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.subjectPrevenção de doençaspt_BR
dc.titleGinástica postural na prevenção das dores osteoarticulares em alunos do ensino médio : uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples