Criação de nova área de Category Management e mudança de cultura : um estudo de caso
Resumo
Resumo : O presente trabalho visa estudar um caso real de gerenciamento de mudança organizacional. O caso escolhido é sobre a implementação de uma organização de gestão de suprimentos por categorias em uma multinacional com filial no Brasil. A análise do caso foi feita a partir da coleta de dados por entrevista de dois gestores envolvidos na mudança, não focando no motivo da necessidade da mudança e sim, nas estratégias adotadas para mudar a cultura presente na empresa, como foi superada a resistência organizacional e por fim, quais foram as novas normas e cultura instituídas. O resultado final do trabalho foi o entendimento da importância de focar no pilar de comunicação entre todo o time e os gestores para gerenciar a mudança e a necessidade de mudança de dentro para fora, ou seja, mudança das pessoas para que a mudança seja efetiva e durável, além do entendimento que empregar sangue novo no time é positivo para a quebra de vícios estruturais e inovação na visão de solução de problemas, mesmo que em primeira vista signifique desperdício de experiência e perda de know-how. Por fim, foi sugerido boas praticas de intervenção para obter maior sucesso na implementação de uma mudança organizacional.