dc.contributor.author | Motta, Danielly da | pt_BR |
dc.contributor.other | Sarquis, Leila Maria Mansano | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T17:59:26Z | |
dc.date.available | 2019-02-25T17:59:26Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49752 | |
dc.description | Orientadora : Professora Dra. Leila Maria Mansano Sarquis | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para professores do ensino Fundamental e Médio, Núcleo de Educação a Distância. | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A brincadeira e o jogo são fatores fundamentais que contribuem na educação e formação geral do educando. O presente estudo tem sua relevância por realizar um projeto de intervenção, em relação às práticas de atividades lúdicas, para integrar família e alunos da Educação Infantil do CMEI Rose Mary Pelissari do município de Medianeira - PR, visando compreender a importância dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais como desenvolvimento motor. Os resultados deste projeto de intervenção servirão como ferramenta de auxílio no planejamento de aulas desta faixa etária com objetivos propostos, visando potencializar a Educação e qualidade de vida. Diante dos resultados observou-se que os professores estão cientes da importância da inserção dos jogos e brincadeiras nas séries iniciais, onde o bom uso de jogos na escola requer que tenhamos uma noção clara do que queremos explorar ali e como fazê-lo. Utilizar jogos como meio educacional é um avanço para a educação, pois temos que tomar consciência da importância de trazer o jogo e as brincadeiras para dentro da escola e de usá-lo como instrumento de desenvolvimento e aprendizagem, servindo como uma ferramenta de auxílio no planejamento de aulas, visando contribuir com uma melhoria no processo educacional, buscando facilitar o processo de ensino-aprendizagem contribuindo não só com alunos, professores, equipe pedagógica, mas com a comunidade em geral. | pt_BR |
dc.format.extent | 45 f. : il. color. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Brinquedos | pt_BR |
dc.subject | Educaçao infantil | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Jogos e brincadeiras na educação infantil como desenvolvimento motor : uma proposta de intervenção | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |