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dc.contributor.advisorSilveira, Marcos Aurélio Tarlombani da, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Curso de Especialização em Análise Ambientalpt_BR
dc.creatorBendlin, Tania Reginapt_BR
dc.date.accessioned2023-06-21T13:30:21Z
dc.date.available2023-06-21T13:30:21Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49633
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Marcos Aurélio Tarlombani da Silveirapt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Terra, Curso de Especialização em Análise Ambiental.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A Agenda 21 é um programa de ação onde estão marcados os compromissos da humanidade com o Século XXI, para garantir um futuro melhor para o planeta, respeitando o ser humano e o seu ambiente. Porém, muitas recomendações da Agenda 21 não saíram do papel devido aos obstáculos da sua implementação, sobretudo o seu valor é o de linha-mestra para a consecução do desenvolvimento sustentável, a Educação Ambiental tem uma importância central neste processo. No Brasil a Política Nacional de Educação Ambiental estabelece que os temas ambientais devem estar presentes durante todo o processo de escolarização, de forma transversal, em todos os níveis e disciplinas. Esta pesquisa teve como objetivo verificar o conhecimento dos estudantes sobre a Agenda 21 afim de futuramente elaborar uma Agenda 21 Escolar. Participaram 122 alunos do 6º ano do ensino público do Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro. Para desenvolver este trabalho foram utilizados questionários como procedimento metodológico, e a partir dos resultados obtidos vir á desenvolver uma metodologia para a transmissão deste conteúdo para os discentes. Através dos resultados obtidos constatou-se uma carência sobre o conhecimento relacionado a Agenda 21 por parte dos alunos. Estes resultados refletem as condições desfavoráveis para a efetivação da Educação Ambiental voltada para a construção da cidadania através da elaboração da Agenda 21 Escolar. Cada escola, no entanto, tem autonomia, considerado que o meio ambiente sadio é um direito e um dever que compete a toda a sociedade, levando em conta características peculiares da comunidade local. Assim, esta implementação pode se tratar de um projeto formal, que faça parte do currículo da instituição, ou atividades esporádicas extracurriculares que de qualquer maneira agregam valores importantes na formação do cidadão, sendo que o acesso à informação é pré-condição da participação ativa, do exercício conseqüente da cidadania.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.titleAgenda 21 no ensino de ciências : um estudo no 6º ano do ensino fundamental, Colégio Estadual Benedicto João Cordeiro, Curitiba, Paranápt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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