Fatores críticos de sucesso na decisão de implementação de Centros de Serviços Compartilhados (Shared Services)
Resumo
Resumo: De olho na competitividade global e com a missão de gerar cada vez mais valor a seus produtos e serviços, as empresas brasileiras vêm constantemente investindo em novas tecnologias de produção, processos e ferramentas de gestão. E é nessa última categoria que as iniciativas de implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) estão cada vez mais ganhando seu espaço como uma alternativa capaz de reduzir os custos operacionais, aumentar a produtividade,
gerar econômia e entregar o tão sonhado valor a seus clientes, sejam eles internos ou externos à organização. Nesse cenário e sedente pelos benefícios possíveis de serem alcançados através do CSC, é que inúmeras perguntas começam a borbulhar na cabeça da alta direção. Como implementar? Qual é a escala necessária? Meus processos estão prontos para isso? Quanto e como vou economizar com uma estrutura como essa? Com um olhar focado no momento das decisões estratégicas sobre esse tipo de iniciativa é que essa pesquisa tentará extrair os principais fatores críticos de sucesso que devem ser avaliados e mensurados com maior critério pelos dirigentes.