dc.contributor.advisor | Azoubel, Juliana Amelia Paes | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.creator | Carling, Angela Cristina Walter | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-05-29T13:01:55Z | |
dc.date.available | 2023-05-29T13:01:55Z | |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49594 | |
dc.description | Orientadora : Juliana Amelia Paes Azoubel | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do "Manual do Professor: Ensinando e Aprendendo Arte com o Lixo que não é Lixo" e apontar para a relação da construção do referido manual com práticas artísticas vivenciadas na Educação Infantil e com questões sociais observadas durante as visitas feitas á Casa de Recuperação Copiosa Redenção no município de Matinhos, Paraná. A elaboração do manual foi parte dos requisitos para conclusão do Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da UFPR/SetorLitoral e sintetiza as práticas artísticas que propus no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela Cintilante em Matinhos que resultam de experiências adquiridas e também construídas durante a minha atuação como professora da Educação Infantil. As práticas propostas são voltadas à construção de recursos pedagógicos com o reaproveitamento de materiais reutilizáveis e a construção de uma horta com as crianças, com o objetivo de trabalhar a consciência ambiental e de possibilitar uma nova forma de ensinar e sentir arte. A construção do manual do professor foi um meio que encontramos de dividir com colegas professores uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo a arte e a educação ambiental na Educação Infantil. A construção do manual do Professor que aqui relato e apresento para conclusão de curso é um resgate de experiências praticadas e bem sucedidas no CMEI e que por isso motivam que sejam compartilhadas e reproduzidas em outros contextos. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.) | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Arte e educação | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil - Projetos | pt_BR |
dc.title | A construção do "Manual do professor : ensinando e aprendendo arte com o lixo que não é lixo" | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |