Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAzoubel, Juliana Amelia Paespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Questão Social Pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.creatorCarling, Angela Cristina Walterpt_BR
dc.date.accessioned2023-05-29T13:01:55Z
dc.date.available2023-05-29T13:01:55Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49594
dc.descriptionOrientadora : Juliana Amelia Paes Azoubelpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinarpt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do "Manual do Professor: Ensinando e Aprendendo Arte com o Lixo que não é Lixo" e apontar para a relação da construção do referido manual com práticas artísticas vivenciadas na Educação Infantil e com questões sociais observadas durante as visitas feitas á Casa de Recuperação Copiosa Redenção no município de Matinhos, Paraná. A elaboração do manual foi parte dos requisitos para conclusão do Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da UFPR/SetorLitoral e sintetiza as práticas artísticas que propus no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela Cintilante em Matinhos que resultam de experiências adquiridas e também construídas durante a minha atuação como professora da Educação Infantil. As práticas propostas são voltadas à construção de recursos pedagógicos com o reaproveitamento de materiais reutilizáveis e a construção de uma horta com as crianças, com o objetivo de trabalhar a consciência ambiental e de possibilitar uma nova forma de ensinar e sentir arte. A construção do manual do professor foi um meio que encontramos de dividir com colegas professores uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo a arte e a educação ambiental na Educação Infantil. A construção do manual do Professor que aqui relato e apresento para conclusão de curso é um resgate de experiências praticadas e bem sucedidas no CMEI e que por isso motivam que sejam compartilhadas e reproduzidas em outros contextos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectReaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)pt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectArte e educaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantil - Projetospt_BR
dc.titleA construção do "Manual do professor : ensinando e aprendendo arte com o lixo que não é lixo"pt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples