• Login
    View Item 
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    •   DSpace Home
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Especialização
    • Ciências Humanas
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar
    • View Item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    A construção do "Manual do professor : ensinando e aprendendo arte com o lixo que não é lixo"

    Thumbnail
    View/Open
    R - E - ANGELA CRISTINA WALTER CARLING.pdf (3.165Mb)
    Date
    2013
    Author
    Carling, Angela Cristina Walter
    Metadata
    Show full item record
    Subject
    Reciclagem
    Educação ambiental
    Arte e educação
    Educação infantil - Projetos
    xmlui.dri2xhtml.METS-1.0.item-type
    Monografia Especialização Digital
    Abstract
    Esse trabalho tem como objetivo relatar o processo de construção do "Manual do Professor: Ensinando e Aprendendo Arte com o Lixo que não é Lixo" e apontar para a relação da construção do referido manual com práticas artísticas vivenciadas na Educação Infantil e com questões sociais observadas durante as visitas feitas á Casa de Recuperação Copiosa Redenção no município de Matinhos, Paraná. A elaboração do manual foi parte dos requisitos para conclusão do Curso de Especialização em Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da UFPR/SetorLitoral e sintetiza as práticas artísticas que propus no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Estrela Cintilante em Matinhos que resultam de experiências adquiridas e também construídas durante a minha atuação como professora da Educação Infantil. As práticas propostas são voltadas à construção de recursos pedagógicos com o reaproveitamento de materiais reutilizáveis e a construção de uma horta com as crianças, com o objetivo de trabalhar a consciência ambiental e de possibilitar uma nova forma de ensinar e sentir arte. A construção do manual do professor foi um meio que encontramos de dividir com colegas professores uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade envolvendo a arte e a educação ambiental na Educação Infantil. A construção do manual do Professor que aqui relato e apresento para conclusão de curso é um resgate de experiências praticadas e bem sucedidas no CMEI e que por isso motivam que sejam compartilhadas e reproduzidas em outros contextos.
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49594
    Collections
    • Questão social pela perspectiva interdisciplinar [248]

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Browse

    All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_typeThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsxmlui.ArtifactBrowser.Navigation.browse_type

    My Account

    LoginRegister

    Statistics

    View Usage Statistics

    DSpace software copyright © 2002-2016  DuraSpace
    Contact Us | Send Feedback
    Theme by 
    Atmire NV