• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Teses & Dissertações
    • 40001016068P7 Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática
    • Dissertações
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    História infantis e alfabetização matemática

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    R - D - MARCIA COSTA GRAICHEN MURBACH .pdf (3.123Mb)
    Data
    2017
    Autor
    Murbach, Marcia Costa Graichen
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Essa dissertação tem como propósito evidenciar relações entre o aprendizado em matemática e a utilização de histórias infantis nos primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se, por meio dos estudos em alfabetização matemática, perceber possibilidades do uso das histórias infantis como recurso didático de aprendizagem juntamente com o conteúdo de alfabetização matemática previsto. Foram realizadas entrevistas com professores de escolas municipais da cidade de Curitiba e Araucária, no estado do Paraná. Fez-se a escolha pela metodologia da História Oral para ampliar o leque de possibilidades trazendo a fala dos próprios professores viabilizando a inserção dos sujeitos e as histórias de suas práticas docentes, dando vez a novos desdobramentos, indagações, reflexões e enriquecendo a constituição das fontes, da memória, da história e suas relações. Também foram entrevistados alunos do ensino Fundamental Fase l, com a intenção de evidenciar o que as crianças contam sobre a Matemática e as histórias infantis.
     
    Abstract: This dissertation has the intention of pointing the relationship between mathematics learning and the usage of children's stories in the first years of the Elementary school. Seeking out, through mathematical alphabetization studies, to realize the possibilities of the utilization of those stories as learning resource along with mathematical alfabetazation provided. Municipal school teachers of the cities Curitiba and Araucária in the Paraná state were interviewed. The chosen methodology was Oral History was implemented in order to expand the range of possibilities introducing the speech of the own teachers enabling the insertion of subjects and their teaching practice stories, allowing new unfoldings, inquiries, reflections and enriching the constitution of the sources, the memory, the history and their relations. Also interviews were made with early Elementary School students, with the intent of displaying what children tell about Mathematics and children's stories.
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/49568
    Collections
    • Dissertações [238]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV