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dc.contributor.authorFernandes, Roberto Andradept_BR
dc.contributor.otherLugnani, João Boscopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Terra. Programa de Pós-Graduação em Ciências Geodésicaspt_BR
dc.date.accessioned2021-01-11T22:31:54Z
dc.date.available2021-01-11T22:31:54Z
dc.date.issued1984pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49492
dc.descriptionOrientador: Joao Bosco Lugnanipt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paranápt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho esta dividido em uma introdução e quatro capítulos. A introdução pretende situ a r o leitor no ambiente da Cartografia Náutica, abordando alguns de seus problemas específicos; no Capítulo 1 é apresentada uma visão geral da aerotriangulação, sendo introduzidos os conceitos que permitirão o tratamento analítico do problema; no Capítulo 2 é obtido o modelo matemático que descreve, aproximadamente, a realidade física e, no Capítulo 3 são abordados e apresentada a forma de tratar os erros sistemáticos presentes no processo, de forma a que a realidade de aproxime do modelo matemático. Finalmente, no Capítulo 4, ê descrito o desenvolvimento teórico do que seria a solução simultânea, pelo método dos mínimos quadrados, dos problemas da aerotriangulação e ajustamento. Ainda no Capítulo 4, são apresentados o fluxo lógico dos dados ao longo do sistema e a sequencia de passos a seguir na implantação do processo, bem como seu fluxograma. Em apêndice são apresentadas as, instruções e o programa de processamento relativo s ao processo descrito.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This paper is divided into an introduction and four chapters. The introduction aims to provide the readers with a picture of Nautical Cartography, discussing some of its specific difficulties. Chapter 1 introduces a general scope of triangulation as well as the concepts by wich those difficulties may be analytically dealt with; Chapter 2 provides the mathematical model that approximately describes the physical reality and Chapter 3 includes the means by wich the systematic erros inherent to the process can be solved for in order to enable the compliance of the physical reality with the mathematical model provided. Finally, in Chapter 4 the theoretical development of a simultaneous solution by means of least squares adjustment is described, for the aerotriangulation problem. Moreover, Chapter 4, includes the logical flow of. data along the system and the steps to be followed for the implantation of the process as well as its flowchart. In the appendix the instructions and the computer program related with the process previously described are presented.pt_BR
dc.format.extent121 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectFotografia na oceanografiapt_BR
dc.subjectCartas nauticaspt_BR
dc.subjectTesespt_BR
dc.subjectGeodesiapt_BR
dc.titleCartografia náutica : aerotriangulação analítica em configuração analógicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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