Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBufrem, Leilah Santiago, 1942-pt_BR
dc.contributor.authorTeixeira, Rosane de Fátima Batistapt_BR
dc.contributor.otherGarcia, Tania Maria Figueiredo Braga, 1950-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-04T16:50:55Z
dc.date.available2022-08-04T16:50:55Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49417
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Leilah Santiago Bufrempt_BR
dc.descriptionCoorientadora: Profa. Dra. Tânia M. F. Braga Garciapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 31/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 188-196pt_BR
dc.description.abstractResumo: Investigação realizada com o objetivo de compreender como o professor organiza as condições de ensinar a ler e escrever a partir do livro didático de alfabetização.Considera o livro como um objeto material da cultura escolar, que contribui na determinação de formas de pensar e de agir dos professores. Explicita que o livro didático, embora seja elemento central no processo educativo e foco de pesquisas educacionais, principalmente no âmbito da história da educação, só recentemente passou a ser objeto de estudo em pesquisas educacionais que buscam compreender o significado destes materiais nas aulas e o uso que fazem dele professores e alunos. Acredita que o estudo do livro didático e a compreensão dos processos constitutivos da experiência escolar, possibilitam, a partir das relações cultura e escola, analisar e desentranhar as especificidades dos saberes e práticas que emergem do cotidiano da escola, delimitando-a como foco e campo de estudo. Para tanto se estabelece um diálogo com conceitos teóricos e autores, entre eles Jean Claude Forquin, Elsie Rockwell, Alain Choppin e François Dubet, os quais fundamentam as análises realizadas. Utiliza, para a produção de dados, a pesquisa de cunho etnográfico considerada como opção teórico-metodológica principal, por possibilitar captar a heterogeneidade da escola e compreendê-la no seu fazer cotidiano. Compreende a etnografia segundo a vertente desenvolvida por Rockwell (1986, 2009), considerando como seu papel principal a construção de conhecimentos sobre a escola e defendendo que estes possam apontar novas possibilidades de relação com o trabalho educativo. Utiliza como procedimentos metodológicos, prioritariamente, a observação participante e de forma complementar a entrevista e a análise documental. Realiza estudo empírico na rede municipal de ensino do município de Curitiba no ano de 2011, caracterizado como estudo exploratório e em 2012 o estudo principal, em turmas de segundo ano do ensino fundamental. Organiza as análises a partir do trabalho de campo em duas categorias analíticas, uma que busca compreender o livro de alfabetização no contexto do trabalho escolar, voltada aos processos de seleção de livros didáticos e de avaliação escolar e outra, que especifica aspectos da trajetória de uso do livro na direção dos protocolos de leitura característicos do livro didático de alfabetização. Considera que o livro didático é pouco explorado em suas inúmeras possibilidades didáticas, tanto no volume de atividades que não são utilizadas durante o ano como na exploração das propostas apresentadas. A subutilização não se restringe apenas ao livro de alfabetização, pôde ser constatada nos demais materiais didáticos destinados à alfabetização. Conclui defendendo que as práticas de ensino e de leitura do professor estabelecem com o livro novas formas de relação, novas práticas culturais que redefinem novos usos e sentidos para o livro didático. Palavras-chave: Livro didático de alfabetização. Cotidiano escolar. Etnografia educacional.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research aims at understanding how teachers create the conditions to teach students how to read and to write from the literacy textbook. It considers the book as a material object of school culture, which contributes to the determination of teachers' ways of thinking and acting. It explains that the textbook, although a central element in the educational process and focus of educational research, specially when it comes to the history of education, only recently became an object of study in educational researches that aim at understanding its meaning during classes and the way teachers and students make use of it. It believes that studying the textbook and bringing awareness to the constitutive processes of the school experience make it possible, from the culture/school relations, to analyze and unearth the specifics of knowledge and practices that emerge from school's daily life, delimiting it as a focus and a field of study. Therefore, a dialogue is established with authors and theoretical concepts, including Jean Claude Forquin, Elsie Rockwell, Alain Choppin and François Dubet, in which the analyses are based. It uses, for data production, an ethnographic research as the main theoretical-methodological option, because it allows to capture school's heterogeneity and to understand its daily routine. It understands the ethnography based on Rockwell (1986, 2009), considering as its main role the construction of knowledge about the school and arguing that it points out possibilities of relation with the educational work. It uses preferentially a participatory observation as methodological procedure, and interview and documentary analysis in a complementary way. It carries out an empirical study in the school system of the municipality of Curitiba in the year of 2011 as an exploratory study, and in second-year classes of elementary school in 2012 as the main study. It organizes the analyzes from the field work in two analytical categories, one that seeks to understand the literacy book in the context of school work, focused on the processes of textbook selection and school evaluation, and another that specifies aspects of the use of the book in regards to reading protocols characteristic of the literacy textbook. It considers that the textbook is little explored in its numerous didactic possibilities, both in the number of activities that are not used over the year and the development of the proposals. That underutilization is not restricted only to literacy textbooks; it could be verified in other didactic materials related to literacy.Concludes by arguing that teaching and reading practices of the teacher establish with the book new forms of relation, new cultural practices that redefine new uses and meanings for the textbook. Key- words: Literacy textbook. School routine. Educational ethnography.pt_BR
dc.format.extent197 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEtnografia Escolarpt_BR
dc.subjectEtnografia educacionalpt_BR
dc.titleAs práticas cotidianas de alfabetização e o livro didático : um estudo etnográficopt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples