Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla-Bona, Elisa Maria, 1961-pt_BR
dc.contributor.authorManosso, Pamela Zibept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-30T19:08:05Z
dc.date.available2022-08-30T19:08:05Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49345
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Elisa Maria Dalla-Bonapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 11/08/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : p. 257-262pt_BR
dc.description.abstractResumo: O objetivo desta pesquisa é reafirmar o papel da escola na formação de leitores literários e de alunos-autores, no ensino fundamental I. A metodologia adotada para o desenvolvimento do estudo foi a abordagem qualitativa de pesquisa, em especial, a etnografia escolar. O estudo foi realizado em 2016 em uma escola municipal de Curitiba, ao longo de nove meses, durante as aulas quinzenais de Literatura de uma turma de 4º ano de ensino fundamental I e contou com 28 participantes, sendo 26 alunos e duas professoras. A pesquisa descreve o trabalho realizado nas aulas de Literatura e analisa as possíveis contribuições do Método Recepcional para o ensino de literatura no ensino fundamental I. Os dados do campo de pesquisa foram coletados a partir da observação-participante das aulas de Literatura e dos momentos de visitação à biblioteca escolar com registro fotográfico e filmagens, da confecção de diários de campo, realização de entrevistas com professoras e alunos. As aulas de Literatura desenvolvidas pela professora-pesquisadora consistiram em duas aplicações do Método Recepcional, uma em cada semestre, que cotejaram os temas contos de fadas e histórias de mistério e morte, respectivamente. O desenvolvimento das aulas foi pautado nas cinco etapas do Método Recepcional: determinação, atendimento, ruptura, questionamento e ampliação de horizonte de expectativas dos alunos, sendo que esta última etapa se deu por meio de proposta de escrita literária. Os resultados obtidos a partir da triangulação dos dados de pesquisa, sobretudo das atividades e produções escritas dos alunos ao longo da pesquisa de campo, revelaram categorias a respeito da formação dos leitores e alunos-autores, como a importância da articulação entre biblioteca e aulas de Literatura (possibilitando o contato frequente entre leitores em formação e obras literárias além de acervo viável para o professor), o contexto familiar como motivador para a formação de leitores, a relação entre os documentos oficiais que regem o trabalho da escola com a Literatura e as contribuições do Método Recepcional para a formação do aluno-autor. Palavras-chave: Ensino fundamental I. Abordagem qualitativa de pesquisa. Etnografia escolar. Método Recepcional. Escrita literária.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: the aim of this study is reassert the school space as indispensable for the formation of literary readers. This research describes literature classes based on Receptive Method and point out the possible contributions of its methodology for teaching literature on Elementary School. The study was based on qualitative research and the ethnography approach and was developed during the academic year of 2016, for nine months, in a 4th grade class of Elementary School in a local public school in Curitiba, Brazil. Altogether, were there 28 participants (26 students and two teachers). The data were collected in research field from the participant observation of the literature classes and the moments of visit to the school library with photographic record and filming, recorded in diaries and post application classes interviews with teachers and students. The literature classes developed by teacher-researcher were scheduled in two applications of the Recepcional Method, one in each semester, in the literary genre as fairies and stories of mystery and death, respectively. Over the development of the classes, five stages of the Recepcional Method were fulfilled: a) determination of the students' expectation horizon, b) attendance of the expectation horizon of the students, c) the breakdown of students' expectation horizon, d) horizon questioning of students' expectations and e) horizon of students' expectations expansion through the proposal of literary literature. The triangulation of the research instruments, especially the activities and written productions of the students during the field research, had revealed important categories regarding the formation of the student-readers and students-authors, the importance of the library for the literary works of the teacher, the relation of relatives as motivators for the formation of student-readers, the relation between official documents that lean schools' classes management with the literature and finally the contribution of the Receiving Method for the development of the literary writing of the students-authors . Key-words: Elementary School.m Qualitative Research in Education. Scholar Ethnography. Recepcional Method. Literary Writing.pt_BR
dc.format.extent281 p. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental - Conhecimentos e aprendizagempt_BR
dc.subjectEtnografia Escolarpt_BR
dc.subjectEscrita Literáriapt_BR
dc.titleContribuições do método recepcional para a formação de leitores e alunos-autores no ensino fundamental Ipt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples