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dc.contributor.authorSabchuk, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.otherBranco, Veronica, 1947-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-08T17:48:11Z
dc.date.available2020-07-08T17:48:11Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49182
dc.descriptionOrientadora: Profª Drª Verônica Brancopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 29/08/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 146-153pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este estudo consiste em uma investigação que teve como objetivo verificar quais os resultados de aprendizagem de leitura e escrita se podem obter, com crianças provenientes da zona rural, no 1º ano do Ensino Fundamental quando passam pelo processo de alfabetização, em escola urbana, seguindo as orientações do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Trata-se de uma pesquisa-ação onde na primeira etapa se realizou uma avaliação diagnóstica no início do ano letivo com os alunos para verificar os níveis de escrita, conforme a Teoria da Psicogênese da Língua Escrita de Emília Ferreiro e Ana Teberosky (1985). A segunda etapa consistiu no planejamento de atividades com os eixos oralidade, leitura e escrita, seguindo como parâmetro as recomendações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A terceira etapa se compôs da aplicação de uma sequência de atividades realizada em 18 encontros com a duração de duas horas cada um, totalizando 36 horas de intervenção. Na última etapa aconteceu a avaliação das hipóteses de escrita dos alunos. Os resultados foram organizados de modo a verificar a evolução, aluno por aluno, após a intervenção da pesquisadora. Apresenta também as estratégias didáticas utilizadas durante a aplicação da sequência de atividades e suas implicações na prática do professor alfabetizador. Dentro do campo de investigação foi possível concluir que a maioria dos alunos (sete dos onze avaliados) que participaram deste estudo tiveram avanços significativos, pois em dois meses conseguiram quase se apropriar do sistema da escrita alfabética, passando no nível pré-silábico para o nível silábico-alfabético Os dois alunos que apresentaram poucos avanços estavam abaixo da idade cronológica legal para o ingresso no 1º ano, e não tinham frequentado a Educação Infantil, Sendo que apenas um aluno que não apresentou qualquer avanço e também não tinha frequentado a Educação Infantil e tinha 5 anos. Palavras-chave: Alfabetização. PNAIC. Educação do Campo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This study consists of an investigation that aimed to verify that the results of reading and writing learning can be obtained with children from the countryside in the 1st grade of elementary school when they pass the literacy process in urban school, following the Pact guidelines for Literacy in the Age One (PNAIC). This is an action research where the first step is conducted a diagnostic evaluation at the beginning of the school year with students to check the writing levels, according to Psychogenesis Theory of Language Emilia Writing Ferreiro and Ana Teberosky (1985). The second step consisted in planning activities with the axes speaking, reading and writing, following parameter as the recommendations of the National Pact for Literacy in the Age One (PNAIC). The third stage consisted of applying a sequence of activities carried out in 18 meetings lasting two hours each, totaling 36 hours of intervention. In the last stage it happened assessing the chances of students' writing. The results were organized in order to check the progress, student by student, after the intervention of the researcher. It also presents the teaching strategies used during the implementation of the following activities and their implications in practice of the literacy teacher. Within the field of research it was concluded that most students (seven of the eleven evaluated) in this study had significant advances because in two months almost succeeded in appropriating the alphabetic writing system, passing the pre-syllabic level to level syllabicalphabetic the two students who had few advances were under the legal chronological age for admission in the 1st year, and had not attended the Early Childhood Education, Being only a student who did not provide any advance and also had not attended the Early Childhood Education and I was 5 years old. Keywords: Literacy. PNAIC. Rural Education.pt_BR
dc.format.extent182 f. : il., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEducação e Estado - Brasilpt_BR
dc.titleA aprendizagem da leitura e da escrita por alunos da zona rural seguindo os parâmetros do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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