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dc.contributor.advisorMachado, Rodrigo Vasconcelos, 1971-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Natã do Espíritopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T13:42:39Z
dc.date.available2019-12-10T13:42:39Z
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49126
dc.descriptionOrientador : Rodrigo Vasconcelos Machadopt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa: Curitiba, 12/06/2017pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 167-169pt_BR
dc.description.abstractResumo: A afro-diáspora na América Latina deixou muitas heranças culturais a partir dos povos africanos que povoaram o continente pela imposição coercitiva da escravização de humanos provenientes de outro continente, associados aos elementos indígena e europeu, sendo que este gerenciava toda atividade capitalista de colonização e exploração de riquezas locais. A literatura manifesta sua visão dos resultados produzidos por este fenômeno histórico e humano. A partir da ideia da América Afro-Latina e das concepções de teóricos pós-colonialistas, abordaremos a inserção de temas literários por meio das experiências que afirmam a identidade do negro como sujeito ativo de sua história, memória e práticas ancestrais ao longo da aportação do mesmo em região tão diferente de sua terra originária na obra de um escritor afro-colombiano. Partindo da afro-colombianidade e da literatura colombiana, apresentamos a obra contística de Carlos Arturo Truque como representante da literatura afro-colombiana. Reproduz Truque em seus contos retratos da vasta cultura africana, pois dialoga não somente com a oralidade do passado como também com a produção de autores contemporâneos africanos, assim como à de outros escritores colombianos. Serão apresentados exemplos de contos representativos não só da cultura afro-colombiana como também o registro escrito das falas cotidianas das personagens. No texto de Carlos Arturo Truque, são introduzidos os ribeirinhos, os guerrilheiros, as donas de casas, os pais desempregados, os amores frustrados, a religiosidade estéril, o desespero de uma família com o filho doente, o filho em busca do pai, o pai à espera do filho que foi à guerra, dentre outros. Por fim, o trabalho discute a validade dos conceitos à luz de teóricos da oralidade, crioulismo, e outros pertinentes à teoria da negritude e do pan-africanismo, bem como explora alguns horizontes linguísticos a partir de um texto literário, com o objetivo de enriquecer os estudos sobre a produção literária e a devida critica a respeito de referido autor colombiano. Palavras-chave: Afro-Colombianidade; Literatura Afro-colombiana; Conto negrista; Oralidade.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: Afro-diaspora in Latin America left many cultural heritages from the African peoples who populated the continent by the coercive imposition of the enslavement of humans from another continent, associated with the indigenous and european elements, who managed all capitalist activity of colonization and exploitation of local wealth. Literature expresses its vision of the results produced by this historical and human phenomenon. From the idea of Afro-Latin America and the conceptions of postcolonialist theorists, we will approach the insertion of literary themes through the experiences that affirm the identity of the black as an active subject of his history, memory and ancestral practices throughout the contribution of the Even in a region so different from his native land in the work of an Afro-Colombian writer. Starting from Afro-Colombian and Colombian Literature, we present the mystical work of Carlos Arturo Truque as representative of the Afro-Colombian literature. Reproduces Truque in his short stories portraits of the vast african culture, for he dialogs not only with the orality of the past but also with the production of contemporary african authors, as well as that of other colombian writers. We will present examples of stories that are representative not only of the Afro-Colombian culture but also the written record of the daily speeches of the characters. In the text of Carlos Arturo Truque, the rioters, the guerrillas, the housewives, the unemployed parents, the frustrated loves, the sterile religiosity, the desperation of a family with the sick child, the son in search of the father, the father waiting for the son who went to war, among others. Finally, the paper discusses the validity of the concepts in the light of oralorism, Creolism, and others pertinent to the theory of blackness and pan-africanism, as well as explores some linguistic horizons from a literary text, with the aim of enriching the studies on the literary production and the due criticism regarding this colombian author. Keywords: Afro-Colombianity; Afro-Colombian Literature; Black tale ; Orality.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La afro-diáspora en América Latina dejó muchas herencias culturales a partir de los pueblos africanos que poblaron el continente por la imposición coercitiva de la esclavización de humanos provenientes de otro continente, asociados a los elementos indígena y europeo, siendo que éste manejaba toda actividad capitalista de colonización y explotación de riquezas locales. La literatura muestra su visión de los resultados producidos por este fenómeno histórico y humano. A partir de la idea de América Afro-Latina y de las concepciones de teóricos post-colonialistas, abordaremos la inserción de temas literarios por medio de las experiencias que afirman la identidad del negro como sujeto activo de su historia, memoria y prácticas ancestrales a lo largo de la aportación del tema en una región tan diferente de su tierra originaria en la obra de un escritor afro-colombiano. A partir de la afro-colombianidad y de la literatura colombiana, presentamos la obra cuentística de Carlos Arturo Truque como representante de la literatura afro-colombiana. Reproduce Truque en sus cuentos retratos de la vasta cultura africana, pues dialoga no sólo con la oralidad del pasado y también con la producción de autores contemporáneos africanos, así como la de otros escritores colombianos. Se presentarán ejemplos de cuentos representativos no sólo de la cultura afro-colombiana, así como el registro escrito de los discursos cotidianos de los personajes. En el texto de Carlos Arturo Truque, se introducen los ribereños, los guerrilleros, las amas de casa, los padres desempleados, los amores frustrados, la religiosidad estéril, la desesperación de una familia con el hijo enfermo, el hijo en busca de su padre, el padre a la espera del hijo que fue a la guerra, entre otros. Por último, el trabajo discute la validez de los conceptos a la luz de los teóricos de la oralidad, el criollismo, y otros pertinentes a la teoría de la negritud y del pan-africanismo, así como explora algunos horizontes lingüísticos a partir de un texto literario, con el objetivo de enriquecer los estudios sobre la producción literaria y la debida crítica con respecto a dicho autor colombiano. Palabras clave: Afro-Colombianidad; Literatura Afro-colombiana; Cuento negrista; Oralidad.pt_BR
dc.format.extent175 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectLetraspt_BR
dc.subjectAfro-Colombianopt_BR
dc.subjectOralidadept_BR
dc.subjectLiteratura - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleAfro-colombianidade e oralidade na contística de Carlos Arturo Truquept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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